O que significa sistema ABS não disponível?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Sim, você pode dirigir. A luz do ABS acesa no painel significa que existe um problema com o sistema que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca, e não um defeito com o conjunto de freios do carro. No entanto, não deixe de ir o quanto antes a uma oficina de confiança para averiguar a situação.

A função do sistema ABS é fazer justamente o que nome sugere: evitar que as rodas do veículo, durante uma frenagem de emergência, sofram um travamento. Quando as rodas do veículo travam em uma frenagem, o automóvel precisa percorrer uma distância maior até parar.

É seguro conduzir com uma luz ABS acesa? Em resumo: sim e não. Enquanto for apenas a luz do ABS que estiver acesa, não será necessário conduzir em direção a casa ou em direção à oficina. Em princípio, o carro não precisa ser estacionado diretamente ao longo da caminhada.

SENSOR ABS COM DEFEITO: SINTOMAS
Em caso de falha dos sensores de rotação da roda é possível detectar as seguintes características do sistema: Iluminação da luz de controle do ABS. Armazenamento de um código de erro. Bloqueio das rodas durante a frenagem.

Vários são os motivos para a luz do ABS acesa. Um deles é o freio de mão acionado. Também pode ser sinal de problemas no circuito elétrico do carro, perda de líquido de freio ou válvulas hidráulicas com defeito.

Periodicidade da manutenção
A manutenção desses freios deve ser realizada com maior frequência, sendo indicada a cada 12 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, isso porque os freios ABS são mais suscetíveis ao entupimento em suas unidades hidráulicas.

A sigla ABS pode ser localizada no painel do veículo. Esta irá acender e apagar em seguida a cada vez que o veículo for iniciado. Mas, se você perceber que a luz continua acesa, pode ser um indício de que algo está errado.

A luz do ABS acesa no painel significa que existe um problema com o sistema que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca, e não um defeito com o conjunto de freios do carro. No entanto, não deixe de ir o quanto antes a uma oficina de confiança para averiguar a situação.

O freio ABS torna mais segura a frenagem pois previne derrapagens, aumentando o controle do motorista sobre o veículo. Esse dispositivo faz com que o carro detecte sozinho a força que deverá ser aplicada nas rodas para freá-lo de uma maneira gradual.

Quando estão em perfeita condições de funcionamento, os freios ABS causam apenas ruídos tradicionais de destravamento da roda em freadas mais agressivas. No entanto, barulhos ao acionar os freios, são sinais de alerta. Pode ser que este som seja pelo desgaste das pastilhas.

Representada pelo desenho de um “motorzinho”, a luz da injeção acesa pode indicar que há algum problema ou alteração no funcionamento do carro. Desenvolvido para substituir o carburador, o sistema de injeção eletrônica tem como função controlar a quantidade de ar e combustível que entra no motor.

Popularmente chamado de freio de mão, este dispositivo é indicado no painel com uma luz de alerta. Quando ela está acesa, indica que este freio de estacionamento está travando as rodas, que no caso são as traseiras. Ele é um alerta importante quando vamos sair com o carro, seja ele manual ou automático.

E, para se certificar de que há ABS na motocicleta, o painel pode ter a sigla "ABS" em amarelo, compondo as luzes de advertência. Alguns modelos têm a tecla ABS para ativar e desativar o sistema.

Já ABS está para “Anti-Lock Braking System”, ou Sistema de Frenagem Antitravamento, e seu princípio de funcionamento se baseia em impedir o travamento das rodas em frenagens mais fortes, e assim reduzir ao máximo a possibilidade de perda de aderência.

Se esta luz acender e permanecer acesa com o carro em movimento, há duas possibilidades: o sistema de controle eletrônico de estabilidade (geralmente denominado ESP) foi desligado ou sofreu alguma avaria, que o fará permanecer desativado até uma verificação.