O que significa sobrecarga emocional?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A sobrecarga emocional acontece quando as emoções assumem uma proporção muito grande e é um desafio retomar o controle. Em um contexto de pandemia, a predisposição a uma sobrecarga pode aumentar, pois experimentamos um misto de tédio pela necessidade de ficar mais tempo em casa e de ansiedade por conta das incertezas.

7 dicas para lidar com a sobrecarga emocional

  1. Apure as origens do problema.
  2. Compreenda os seus limites e acolha os seus sentimentos.
  3. Deixe de comparar-se com outras pessoas.
  4. Tenha uma rede de apoio.
  5. Cuide da sua saúde física.
  6. Tenha momentos de descanso e lazer.
  7. Procure ajuda especializada.

Desânimo, exaustão, irritabilidade, esquecimento, ansiedade e depressão, essas são algumas das consequências do excesso de atividades para a saúde mental; especialista lista os principais sinais para identificar que o seu corpo e sua mente precisam de um “respiro”

“Normalmente, quem está sobrecarregado se sente desmotivado e com dificuldades de concentração, o que pode impactar diretamente na rotina profissional. Além disso, a irritabilidade e os sentimentos à flor da pele podem provocar conflitos entre os colegas”, afirma Luiz.

Paracetamol pode ajudar dizem pesquisadores
Um estudo da Universidade da Flórida sobre paracetamol, também conhecido por Tylenol, e presente isoladamente ou em associações medicamentosas para controle da dor, relatam o poder do medicamento em aliviar as dores oriundas de frustrações amorosas.

Algumas emoções que em excesso podem prejudicar a saúde do corpo:

  • Raiva;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Tristeza;
  • Culpa;
  • Dúvidas.

O estresse emocional consiste em reações físicas e psíquicas diante de situações inesperadas e, geralmente, negativas. Isso acontece porque o organismo interpreta essas situações como um sinal de perigo, liberando cortisol e adrenalina, hormônios que deixam o corpo em alerta ou pronto para a “fuga”.

Uma pessoa que está emocionalmente desequilibrada apresenta alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras. O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

8 dicas para manter a saúde mental e emocional em dia!

  1. Tenha uma rotina saudável. ...
  2. Pratique atividades físicas. ...
  3. Reserve um tempo para o lazer. ...
  4. Conheça a si mesmo. ...
  5. Organize o seu tempo. ...
  6. Valorize as noites de sono. ...
  7. Faça uma pausa nas redes sociais. ...
  8. Não tenha medo de procurar ajuda.

O descontrole emocional, é caracterizado por alterações repentinas de humor, reações exageradas a imprevistos comuns do dia a dia ou comportamento apático com relação a situações importantes.

O período prolongado de estresse desencadeia também as crises de ansiedade e depressivas e a síndrome do pânico, podendo chegar aos transtornos psiquiátricos. Quando não tratada, a doença pode levar ainda aos distúrbios gástricos, como a gastrite, o refluxo e as colites, que por sua vez podem provocar até um câncer.

A prática regular de exercícios, ao menos 60 minutos por dia, faz o sangue fluir e dar um descanso mental ao cérebro. Não precisa ser tudo de uma vez: pequenos momentos de 10 minutos de atividade ao longo do dia são igualmente eficazes para diminuir a fadiga e melhorar o humor.

A sensação de estar sobrecarregado costuma ser normal nos dias de hoje. Esse sentimento de “excesso” é causado, muitas vezes, por situações estressantes do cotidiano. Como, por exemplo, quando temos um grande volume de trabalho, e a lista de tarefas é assustadora.

Está se sentindo sobrecarregado? Veja 5 dicas de como lidar com isso

  1. Comece com o que te dá sensação de realização. ...
  2. Enfrente uma tarefa nova que você tem evitado. ...
  3. Faça metade do seu trabalho normal. ...
  4. Conecte-se com outras pessoas. ...
  5. Abandone o medo das emoções negativas.

Para ajudar um amigo estressado, você precisa além de conhecê-lo bem, compreender o que ele deseja explorar na situação, o que levou ele a essa crise. Mostre que ele tem controle sobre algumas decisões, pergunte como ele pretende lidar com outras, faça ele aceitar aquilo que não depende somente dele.

Cansaço extremo
Cuidado! O cansaço extremo é um dos sinais de que você está sobrecarregado. A rotina intensa e a jornada dupla (especialmente no caso das mães) fazem com que a sensação de cansaço seja constante e que a cabeça funcione com dificuldade.

Ansiedade, depressão, tristeza e estresse desencadeiam reações químicas em seu corpo, que podem causar inflamação e enfraquecimento do sistema imunológico.”

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.