O que significa temperatura de cor?

Perguntado por: uaparicio . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O que é temperatura de cor? Um critério que classifica em quente, neutra ou fria a tonalidade de cor da luz emitida por uma fonte luminosa. As avermelhadas são mais frias que as azuladas. Esta classificação refere-se à sensação visual da luz.

Lembre-se das temperaturas de cor: 2.700K (Kelvin) – Luz indicada para ambientes domésticos, equivale ao branco quente ou luz amarelada. 4.200K (Kelvin) – Luz indicada para ambientes profissionais, equivale ao branco neutro. 5.600K (Kelvin) – Luz indicada para ambientes industriais, cozinhas.

A Temperatura de Cor expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luminosa. Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz.

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

Iluminar mais 6000K, chamar mais atenção 8000K. 6000k é mais bonito e ilumina mais.

Uma iluminação industrial efetiva, por exemplo, deve melhorar a capacidade produtiva de seus colaboradores e favorecer a atenção. Por isso, a temperatura de cor deve ser próxima ou acima de 5.000 K. Essa temperatura equivale aos tons mais frios que aumentam a concentração.

Como escolher a temperatura de cor da luz para cada ambiente

  1. Branco avermelhado: luz mais quente. Esse tipo de luz é ideal para criar uma sensação de calma, relaxamento e conforto. ...
  2. Branco alaranjado: luz neutra. ...
  3. Branco amarelado: também considerada uma luz neutra.
  4. Branco azulado: luz fria.

A cada estado e cor do material, Kelvin observava a temperatura e, com isso, montou a escala de temperatura de cor, relacionando as temperaturas iniciais: por volta de 3000K, a cor amarela, depois pelo tom esbranquiçado/neutro, em torno de 5000K; e, finalmente, a cor azul, por volta de 6500K.

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação térmica, ou energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos e moléculas que constituem um corpo. Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a sua temperatura.

A temperatura de cor é indicada na unidade de temperatura absoluta conhecida como kelvin (K). Quanto maior for o número kelvin (> 4000K) significa que a luz aparece mais azulada; e quanto menor for o número kelvin (< 4000K) significa que a luz é mais avermelhada.

A unidade de medida da temperatura de cor é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela irradia ao ambiente.

Cores de tonalidade média reproduzem melhor. Cores escuras como o marrom, preto e púrpura podem parecer como preto em televisão.

Para encontrar a função, comece pelo “Menu Iniciar” e acesse o “Painel de Controle”. Entre em “Gerenciamento de Cores” e então na guia “Avançado”. Pronto, escolha a opção “calibrar vídeo”; aqui. A primeira configuração a ser ajustada é a “Gama”.

Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD, ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD, que tem 3840x2160 pixels, ou seja, 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9.

É importante lembrar também que a luz branca fria tem muito mais intensidade (ou, vamos dizer, claridade) do que as outras e por isso é muito usada quando precisamos de uma boa visibilidade para a leitura ou para o foco em alguma atividade, mas é sempre bom ter cuidado, porque o excesso pode causar desconforto.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Nesse sentido, tons mais quentes ajudam a aumentar a sensação de conforto e relaxamento, enquanto os mais frios são úteis para melhorar a concentração.

As lâmpadas de xénon, como as lâmpadas de LED, são mais brilhantes e duram mais tempo do que as lâmpadas de halogéneo. A instalação de lâmpadas de xénon em veículos mais antigos projetados para lâmpadas de halogéneo pode, contudo, ser complicada, pois implica a aquisição de um kit de conversão.

Caso seja uma lâmpada de luz de LED amarela, por exemplo, ela será mais econômica e bastante durável, enquanto as incandescentes são as que mais gastam energia.

A COR NÃO INTERFERE NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.
Algumas pessoas têm a impressão de que quanto mais branca a iluminação, mais potente é a lâmpada ou que ilumina mais que a lâmpada amarela. Mas isso não é verdade. Sob o prisma luminotécnico e quantidade de luz exposta no ambiente temos a mesma intensidade luminosa.