O que significa ter veia verde?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Já as varizes são veias que, além de estarem dilatadas, são tortuosas, azuladas ou esverdeadas e ocorrem, principalmente, nas pernas. Isso acontece, pois elas são veias doentes graças a falha nas suas válvulas, responsáveis por movimentarem o sangue na direção correta.

A pele branca não consegue absorver muita luz e reflete quase todos os raios luminosos. É por esta razão ela parece ser mais clara. O sangue — fora das veias —consegue absorver todos os comprimentos de onda, menos o vermelho, que é a cor que ele reflete.

Isto é devido a um tipo de indução cromática, chamado 'contraste simultâneo,' que leva a um sentido mais aguçado do contraste entre duas cores.

Olhe para seus pulsos e observe a cor das veias
O teste das veias é uma maneira fácil de descobrir seu subtom de pele. Olhe para suas veias para ter uma ideia do tom que elas têm: veias verdes ou amarronzadas indicam que seu subtom é quente, enquanto veias azuis ou roxas dizem que ele é frio.

Para saber se você tem o tom de pele quente, frio ou neutro, basta observar as veias do seu pulso. SUBTOM QUENTE: Veias esverdeadas. Significa que sua pele tem tons de verde-oliva ou dourado. Cabelos louro escuro, ruivos e castanhos dourados são os mais comuns nesta categoria.

Você deve começar a se preocupar caso se, além de ter as veias saltadas, você sentir algum tipo de sintoma, como dores, por exemplo. "Toda veia saltada que venha acompanhada de algum sintoma deve ser investigada. Como por exemplo, se você sentir dor nas pernas depois de um dia de trabalho.

As mais comuns aparecem em pessoas mais velhas, com sobrepeso e aquelas com histórico familiar de varizes. No entanto, nem todas as veias aparentes nas pernas são varizes. Outra condição comum é a telangiectasia, também conhecida como “vasinhos”.

Observar as veias saltadas, principalmente nos membros inferiores, tende a ser comum após emagrecer ou se dedicar aos treinos intensos, por exemplo, não necessitando de uma preocupação por estarem mais aparentes que o normal, porque podem significar que a pessoa tem pouca gordura ou está com uma boa musculatura.

Em seu estado normal o sangue humano possui uma cor vermelho vivo, mas pode adquirir outros tons sob circunstâncias anormais e são indícios problemáticos que merecem atenção.

Atletas que tem baixa taxa de gordura corporal, ou pessoas que praticam musculação, tendem a ter as veias bastante aparentes, que ficam ainda mais distendidas no momento da atividade física. Isso acontece porque as veias se localizam abaixo da pele, e quanto menor a quantidade de gordura, mais aparente elas ficam.

Um dos fatores mais comuns que contribuem para as veias dilatadas nas mãos é o envelhecimento, as paredes das veias tendem a enfraquecer e o sangue tende a se acumular nas veias, aumentando a pressão sanguínea e dilatando as veias.

O sangue verde foi causado por uma condição denominada sulfahemoglobinemia, na qual um átomo de enxofre (ao invés de oxigênio) é incorporado à hemoglobina do sangue. A hemoglobina é uma molécula presente nos glóbulos vermelhos, responsável por carregar o oxigênio no nosso sangue.

Quando a artéria está representada em vermelho e a veia em azul, significa que o vermelho leva sangue oxigenado e o azul, traz o sangue com gás com menos oxigênio e mais gás carbônico de e para o coração.

Dizer que alguém tem “sangue azul” significa que essa pessoa pertence à realeza. Durante muitos séculos, a expressão estava tão enraizados que muitas pessoas pensavam mesmo que ela exprimia uma realidade e que os Reis teriam, efetivamente, o sangue azul. Mas afinal qual é a origem da expressão “ter sangue azul”?

Observe as veias do pulso ou palma da mão. Pessoas com subtons quentes têm veias esverdeadas, mas aquelas com subtons frios tem veias em tons roxas ou azuladas. Há também as neutras, que têm um mix de veias esverdeadas e azuladas.

Por que o sangue é vermelho e a veia é azul? As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio. Mas, para entender isso é preciso saber o caminho que percorre dentro do corpo.

Para saber, basta olhar para a parte interna do seu antebraço, como explicou o colorista Marcos Coraza em entrevista ao Uol Mulher: "se enxergar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o seu tom de pele é frio. Já se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, o tom da pele é quente".

Tratamento de veias varicosas

  • Meias de compressão.
  • Às vezes, injeção ou terapia a laser.
  • Às vezes, cirurgia.

As veias da testa podem tornar-se exageradamente dilatadas em situações de emoção (choro ou sorriso), estresse, esforço físico, abaixar a cabeça e na hora de tirar aquela “selfie”, causando grandes constrangimentos. Com a idade, ocorre o afinamento da pele e atrofia do tecido subcutâneo e o aspecto tende a piorar.