O que significa um carro com bloqueio de estelionato?

Perguntado por: odias8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Acontece quando o veículo é roubado ou furtado. Você pode solicitar o bloqueio ao fazer um boletim de ocorrência, no prazo de 72 horas após o acontecimento. Além, também de bloqueios policiais por estelionato, apropriação indébita ou inquérito policial.

Atualmente, esse bloqueio é realizado por meio de ofício, expedido aos Departamentos Estaduais de Trânsito no qual o trâmite pode demorar cerca de vinte dias ou mais. Com o Renajud, a indisponibilidade dos veículos pode ser feita de maneira imediata pelos juízes, em tempo real.

Nesse caso, o veículo é apreendido pela justiça e a participação da pessoa detentora do veículo pode variar a depender do contrato firmado entre ela e o financiador. É importante frisar que a busca e apreensão do veículo não pode ser ação indiscriminada, tem que seguir o que determina o decreto lei 911.

Como consultar bloqueios de veículos? Você pode consultar bloqueios de veículos diretamente pelo site do Detran do estado no qual o veículo foi registrado. Então, se o veículo que você deseja consultar foi registrado em São Paulo, você deverá fazer essa consulta no site do Detran SP.

Quem solicita
Veículo de pessoa física - o proprietário do veículo. Veículo de pessoa física - o procurador do proprietário do veículo.

Pode circular com bloqueio RENAJUD? Durante um bloqueio RENAJUD é necessário estar atento, afinal é proibido que o veículo se mantenha em circulação nas vias públicas. Se o veículo for flagrado na rua, ele será recolhido e uma multa será gerada.

O bloqueio administrativo deverá ser realizado quando o vendedor não fizer a comunicação de venda de seu veículo e não souber identificar o comprador, visando impedir a realização de qualquer outro serviço antes da transferência de propriedade.

Para saber se seu veículo está com bloqueio judicial, basta acessar o órgão de trânsito responsável.

Depois que o bloqueio é realizado, os valores ficam em uma conta judicial até que o desbloqueio seja formalizado ou que os valores sejam transferidos para o credor, que entrou com o processo. O banco deve ser notificado em caso de desbloqueio dos valores.

A decisão da liminar na busca e apreensão pode ser concedida em menos de 24h. Se o juiz conceder, mesmo com uma parcela em atraso apenas, o oficial de justiça poderá tomar o seu carro e você perder o seu veículo!

A ação deve ser ajuizada no foro do domicílio do consumidor, caso contrário, pode ser anulada. Possibilidade de “purga da mora”no prazo de 5 dias da apreensão (valor indicado pelo banco) com a imediata devolução do veículo.

Uma parcela atrasada pode levar à busca e apreensão do seu veículo se você estiver em débito com o banco ou a financeira e o atraso não precisa alcançar três parcelas ou três meses como todo mundo pensa. Caso isso aconteça, você deverá ser notificado (no endereço que você indicou quando realizou o financiamento).

O pedido de retirada de restrição administrativa é um serviço gratuito. O prazo para finalizar o serviço é o dia em que ocorrer a entrega do requerimento e da documentação na CIRETRAN ou no PAV. Mas fique atento quanto aos custos de transferência de veículo.

Para colegiado, só podem sofrer restrições os veículos com até dez anos de fabricação e que não sejam objeto de alienação fiduciária, hipótese do processo. A 6ª turma do TRT da 2ª região manteve decisão que indeferiu a penhora de dois automóveis com diversas restrições e mais de 20 anos de fabricação.

Como tirar bloqueio de veículo
Em casos de restrição judicial, o bloqueio só é desfeito quando todas as dívidas são quitadas por completo. Já no caso de bloqueio administrativo, que ocorre por causa da falta de transferência, o bloqueio só é desfeito quando o comprador fizer a transferência.

Em regra, a poupança não pode ser bloqueada. O artigo 833 do Código de Processo Civil declara que essa modalidade de conta bancária é impenhorável: Art. 833.

Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça. A verdade é que os credores têm o direito de receber, e mesmo que você conteste os valores, o máximo que vai conseguir é prorrogar os prazos, o que pode deixar a dívida ainda mais alta.

Contas com valores de pensão; Conta poupança com até 40 salários mínimos; Subsídios e auxílios do governo; No caso de empresas, o valor necessário para a sua manutenção e pagamento de salários também não pode ser bloqueado.