O que substitui fumar?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

1 fumigar, curar. 2 pitar, bufar. 3 fumarar, afumar. 4 cachimbar, defumar, fumegar, tabaquear.

Como parar de fumar: 7 métodos que vão te ajudar

  1. Elimine os gatilhos do ato de fumar. ...
  2. Faça o momento de fumar ser menos prazeroso. ...
  3. Pare de fumar de uma vez só ...
  4. Pare de fumar aos poucos. ...
  5. Atrase o horário do primeiro cigarro. ...
  6. Utilize substitutos da nicotina. ...
  7. Busque ajuda médica e psicológica.

De uma a duas semanas depois de parar com o cigarro, o pulmão irritado já consegue diminuir o número de células produtoras de muco, desbloqueando a passagem de ar e regulando a quantidade de saliva produzida, por exemplo.

Além dos sintomas referidos anteriormente, deixar de fumar de repente pode provocar dor de cabeça, dificuldade de concentração e alteração do sono. Este conjunto de sintomas pode ainda incluir aumento do apetite, tristeza e até depressão, sendo chamado de síndrome de abstinência da nicotina.

Os dois primeiros dias são os piores. Daí em diante, a frequência e a intensidade das crises vão diminuindo e a falta que você sente do cigarro também.

Você pode utilizar este método de duas formas: Reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais. O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

Os efeitos nocivos do fumo transpõem os níveis puramente físicos, atingindo o envoltório sutil e vibratório que modela, vivifica e abastece o organismo humano, denominado perispírito ou corpo espiritual.

Em apenas 20 minutos após parar, a frequência cardíaca cai. Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem.

Um pulmão saudável, portanto, é aquele que consegue realizar esse processo de maneira completa e contínua.
...
Em termos físicos, ele deve que apresentar algumas características, como:

  1. tecido altamente vascularizado;
  2. cor clara, em tom avermelhado;
  3. alta flexibilidade e elasticidade.

Na verdade, entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para passar por essa fase. Entre os principais sintomas da abstinência estão: dor de cabeça, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros.

Os pulmões e suas estruturas até podem se regenerar e permitir melhora na qualidade de vida, mas os danos acumulados são irreparáveis. Ao cessar o tabagismo, a recuperação começa imediatamente. Mesmo após anos fumando, alguns meses são suficientes para promover melhora na qualidade de vida da maioria dos fumantes.

Para reduzir os efeitos da ausência do cigarro, é indicado colocar um pouco de bicarbonato de sódio na língua. Se você estiver com vontade de fumar, recorra ao composto para diminuir a necessidade de consumo.

Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo. Parar de fumar não é fácil.

De acordo com um novo estudo, fumantes sentem tal sensação porque fumar estimula o fluxo de substâncias químicas no cérebro associadas à “sensação boa”. O sistema do cérebro afetado é o mesmo estimulado pela morfina e heroína.

Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo.

O sintoma mais intenso, e mais difícil de se lidar, é a chamada “fissura" (grande vontade em fumar). É importante saber que a “fissura" geralmente não dura mais que 5 minutos, e tende a ficar mais tempo que os outros sintomas.

Na verdade, você consegue uma melhora em sua pele em menos de 3 meses, à medida que o fluxo sanguíneo melhora e os níveis de nutrientes são restaurados. Recomendamos que você fale com o seu médico sobre encaminhamento e alternativas para parar de fumar.

É comum o pensamento de que basta ter força de vontade para parar de fumar, mas não é bem assim. Como a dependência química provocada pela nicotina é muito forte, a maioria das pessoas precisa de auxílio para ficar longe do cigarro. O ideal é combinar medicamentos e acompanhamento psicológico.

A nicotina presente no cigarro é um componente altamente viciante, além de outros elementos químicos que também causam dependência. Há ainda um fator importante que prejudica o fumante na hora de abandonar o vício: a questão psicológica. “Quem fuma tem a sensação que o cigarro ajuda a enfrentar os problemas.

A professora ressalta que “a escovação dos dentes, logo após fumar, pode diminuir um pouco as manchas nos dentes e também o mau hálito” comuns em fumantes. Mas lembra que isso não é suficiente para bloquear os efeitos sistêmicos do cigarro.