O que tem de origem animal na gelatina?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A gelatina é extraída por hidrólise parcial do colágeno presente nas peles, tendões e ossos de porcos, vacas e galinhas ou na pele e escamas de peixes.

A gelatina de origem animal é a gelatina mais vulgar. É composta principalmente por uma proteína chamada colagénio, que é extraída de várias partes dos animais.

Agar-Agar

O Agar-Agar é ideal para aqueles que desejam substituir as gelatinas de origem animal por uma de origem vegetal, como vegetarianos e culturas nas quais não se consome carne de porco.

ágar-ágar

Uma opção alternativa é o ágar-ágar! Ele é uma substância natural de sabor neutro feita de algas marinhas que, além de ser vegana, é fonte de fibras, sendo capaz de auxiliar no bem-estar e na regulação do intestino.

Corantes de Origem Animal: Alguns corantes alimentares são derivados de insetos, caracóis ou crustáceos. Por exemplo, o corante cochonilha (E120) é feito a partir de insetos esmagados.

A gelatina pura sem sabor em pó é um produto feito a partir do colágeno extraído de animais, que passa por um processo de purificação para retirar qualquer sabor ou aroma. É uma alternativa versátil para a preparação de receitas doces e salgadas.

A Melhor Gelatina com Vitaminas
A linha Minha Gelatina da Dr. Oetker é uma opção ideal para quem busca por uma sobremesa mais saudável. Ela é composta por corantes naturais e adoçada com açúcar orgânico, sendo uma ótima opção para oferecer na hora do lanche dos pequenos.

Bem, o ágar-ágar (ou “kanten” em japonês) é a gelatina vegetal, extraída por meio do processo de fervura de algas vermelhas (do gênero Gelidium). Ela é muito usada na alimentação oriental e ganha cada vez mais adeptos no mundo todo, pois seus benefícios à saúde são muitos.

A gelatina é um produto proteico extraído de diversas partes de animais, como ossos, peles e cartilagens. A maior parte da gelatina utilizada comercialmente é proveniente de bois, porcos e aves.

Gelatina. A gelatina normalmente possui ossos, cartilagem e pele dos bovinos em sua composição. Por isso, é interessante que os vegetarianos a evitem. "Tudo que contiver gelatina será um produto de origem animal.

Você já deve ter ouvido falar que a gelatina que comemos também vem do boi. E é verdade! Tendões e ligamentos bovinos são transformados, pela indústria, em gelatina. Dos chifres são extraídos componentes usados no pó do extintor de incêndios e na fabricação de pentes e de botões.

É um alimento com potente ação antiinflamatória e protetora da saúde neurológica. Seu consumo é indicado principalmente a cães e gatos que sofrem de convulsões e males ortopédicos, como displasia de quadril ou de cotovelo, luxação patelar e problemas na coluna.

Em primeiro lugar temos a gelatina em si, que é proteína extraída dos ossos, cartilagens, tendões, peles, etc., dos animais, e que, dissolvida em água quente, toma a consistência de geleia. Por isso, a gelatina não é um ingrediente vegano nem vegetariano.

A Gelatina Natural é composta basicamente da proteína do Colágeno. Elaborada de cartilagens bovinas, ricas nesta proteína, a gelatina em pó possui um alto teor de cálcio, possui, ainda, em percentuais menores o magnésio, potássio, fósforo e ferro.

Ágar-Ágar mais que uma gelatina! As gelatinas ágar possui como base o ágar-ágar, composto por cerca de 95% de fibras, além de ser fonte de nutrientes como iodo, ferro, sais minerais, potássio e vitaminas A, B, C e complexo B1, B2 e B6. Produto de origem 100% vegetal. Zero adição de açúcar.

Isso mesmo, criamos a única gelatina plantbased e vegana do Brasil. Nossas gelatinas são ZERO ADOÇANTES ARTIFICAIS, ZERO CORANTES ARITIFICAIS E NADA DE ORIGEM ANIMAL. Além de ser uma delícia, você pode criar muitas receitas deliciosas !!!!

Gelatina natural vegetal (agar-agar)
Quem não consome carne e nem produtos de origem animal, pode optar pela gelatina vegetal. Nesse caso, ela é produzida a partir do agar-agar (também chamado de Kanten), uma substância gelatinosa extraída de algas do oceano Índico ou Pacífico – e muito usada na culinária japonesa.

Existe um quarto selo, do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBi/POA), que reconhece a equivalência dos serviços estaduais e municipais com o SIF. A agroindústria cadastrada no SISBi pode comercializar em todo o Brasil.

Principais alimentos ricos em proteínas animais

  • Carne bovina;
  • Carne de frango;
  • Carne suína;
  • Peixes;
  • Ovos;
  • Leite;
  • Queijos em geral;
  • Iogurte.