O que tem dentro do osso do ser humano?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os ossos são formados por um tipo especial de tecido conjuntivo, o tecido ósseo, que possui uma matriz intracelular mineralizada. Esse tecido, apesar do que muitos pensam, é formado por células vivas: os osteoblastos, osteoclastos e osteócitos.

Os ossos produzem novas células sanguíneas (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas) na medula óssea. Os ossos proveem ao corpo um local para armazenar minerais como cálcio e fósforo.

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

O tecido esponjoso encontrado na parte interna dos ossos é a medula óssea. No caso do boi, esse mesmo tecido é o tutano de boi. Ele é geralmente retirado de ossos como: Fêmur (coxa);

Contudo, o osso é uma estrutura dinâmica, um tecido vivo: é continuamente renovado ao longo da vida por um processo chamado reabsorção e remodelação óssea, em que células (osteócitos, osteoblastos e osteoclastos), fibras colágenas e outras substâncias são destruídas e substituídas lentamente.

O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula – uma das fraturas mais comuns.

Fêmur: Forma nossa coxa. É o osso mais longo do corpo humano. Patela: Osso que forma o joelho. Tíbia: É conhecida como osso da canela.

O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior.

Onde nasce: o sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue. As plaquetas são células que participam do processo de coagulação.

A osteoporose, uma vez instalada, não tem cura. Entretanto, a boa notícia é que é possível tratá-la de forma a evitar que a doença evolua, buscando formas de fortalecer os ossos e evitando que aconteça alguma fratura.

Fatores genéticos, carências nutricionais, alguns medicamentos e maus hábitos de vida vão enfraquecendo e danificando essa estrutura, tornando nosso sistema ósseo (antes tão forte) mais frágil e propenso a desenvolver algumas doenças.

Um adulto tem 206 ossos, um recém-nascido tem aproximadamente 305. A explicação? O esqueleto de um bebé é praticamente constituído por cartilagem, com o crescimento essa cartilagem torna-se osso através de um processo chamado de ossificação. Os ossos fundem-se e formam um só osso.

Os dentes são feitos de cálcio, fósforo e outros minerais. Já os ossos contêm cálcio, fósforo, sódio e outros minerais, mas também têm muito colágeno. Colágeno é uma proteína, um tecido vivo que confere a flexibilidade dos ossos que os faz aguentar pressão.

fêmur

O maior osso do esqueleto humano é o fêmur.
Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm. O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média.

O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas.

Isto mesmo, os dentes podem resistir até mil graus de temperatura. Dentro dos dentes tem uma cavidade cheia de células da polpa, conhecida antigamente como “o nervo do dente”! Dependendo do dente e sua localização, o fogo não queima suas células centrais e o DNA pode ser recuperado e o portador identificado.

Quanto aos locais, as fraturas de braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, ao contrário dos ossos das pernas, que são mais resistentes e difíceis de serem quebrados.

No entanto, não é indicado dar osso para cachorro, nem mesmo restos de comida. Isso porque alguns ossos, como o de frango, por exemplo, podem ser perigosos ao cão. Por terem a estrutura comprometida pelo processo de cozimento, o osso pode despedaçar e ocasionar em lesões internas e machucar a gengiva do pet.

O osso é comummente considerado como um órgão inerte e rígido, cuja principal função é estrutural, sendo essencial para a locomoção, respiração e protecção dos órgãos internos vitais.

A nutrição dos ossos se dá da seguinte forma: Os ossos são altamente vascularizados, isto é, têm um amplo suprimento de vasos sanguíneos; e. As artérias do periósteo (membrana que reveste os ossos) penetram no osso, irrigando o mesmo e distribuindo-se na medula óssea.

2) Osso quebrado causa muita dor.
MITO: Há muitos casos de pessoas que sofrem uma lesão e passam o resto do dia esquiando, caminhando ou até dançando, sem perceber que estão com uma fratura. Na maioria das vezes, ossos quebrados doem – e muito. Mas se a fratura for pequena, você pode não notar.