O que tem mais proteína no ovo?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

A principal proteína do ovo é a albumina, que fica na clara. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes e pela distribuição de água nos compartimentos do corpo.

Não importa como você prepare seus ovos de galinha, a quantidade de nutrientes será quase sempre muito parecida. A diferença só acontece quando você usa um ingrediente a mais no preparo – por exemplo o óleo para fazer ovos fritos ou os ingredientes da omelete.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Muito da escolha se deve a crença do ovo vermelho ser mais nutritivo. De acordo com a nutricionista esportiva Paula Barbosa, o debate é lenda. “Não existe diferença entre o ovo branco e o ovo vermelho, o valor nutritivo dos dois é o mesmo. A única diferença nutritiva está entre ovo de granja e o ovo caipira”, afirma.

Uma dose de Whey Protein possui em média 24g de proteína, já um ovo cozido tem 6,7g de proteína, fazendo o cálculo de quatro ovos por dia você obterá a mesma quantidade de proteína, por um valor mais acessível.

É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Em geral, a parte branca do ovo é a melhor fonte de proteína, com muito poucas calorias. A gema de ovo carrega o colesterol, gorduras e a maior parte das calorias em geral.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

O ovo é uma ótima opção para aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã, pois apresenta excelente perfil de aminoácidos. Além disso, não possui um alto número de calorias e carboidrato, sendo uma opção para quem está em uma dieta low-carb, por exemplo.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

É recomendável ingerir entre 1,3 a 2g de proteína por quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa de 80kg deve ingerir até 160g de proteína por dia (80kg vezes 2g de proteína = 160g). Mas não basta apenas ingerir proteínas. A fonte dessas proteínas também importa.

VEJA 5 ALIMENTOS PROTEICOS PARA O CAFÉ DA MANHÃ

  • Farelo de aveia. Um dos grãos integrais mais saudáveis que existem, a aveia é rica em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, fibras, cálcio, fósforo, potássio, ferro e vitamina B1. ...
  • Iogurte integral. ...
  • Leite. ...
  • Tofu. ...
  • Ovos.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá.

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

Os alimentos permitidos na dieta da proteína são os alimentos ricos em proteínas e que possuem baixo teor de carboidratos, como por exemplo: Carnes magras, peixe, ovo, presunto, presunto de peru; Leite desnatado, queijos brancos, iogurte desnatado; Leite de amêndoas ou qualquer noz.

Proteína em todas as refeições
Começar com ovos ou cereais no café da manhã, procurar um almoço cheio de proteína como um filé de frango grelhado com uma saborosa salada de quinoa e, no jantar, algo leve como essa sopa de ervilha com tofu: eis um exemplo de cardápio do dia para quem quer consumir mais proteína.

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico.