O que tem no incenso da Igreja?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Creio que boa parte de nós saiba que o incenso usado na Celebração Eucarística é composto de grãos, de cor amarelo-acastanhada, e que é feito de resinas aromáticas. Nem todos saberão que, normalmente, esta resina provém de árvores da família das bosuélias (boswellias), originárias do Oriente.

Um turíbulo, ou incensório, é um objeto litúrgico utilizado para queimar incenso em cerimónias religiosas de igrejas cristãs.

Incensário / Porta Incenso
Conheça os ingredientes ideais pra um momento relaxante!

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, coloque o pó de café e a água;
  2. Misture tudo até formar uma massa moldável. ...
  3. Depois, coloque um pouco de massa na mão e vá apertando para compactar bem e modelar os incensos;
  4. Modele pequenos cones, deixe secar durante duas semanas e pronto!

Uso prático: Além de seu considerável valor monetário, o incenso era usado para exalar odores agradáveis e perfumados. Significado simbólico: O incenso provém de uma resina vegetal doce e era usado em ordenanças do sacerdócio, em ofertas de alimentos (ver Levítico 2:1) e em óleo para ungir sacerdotes.

O incenso é um sacramental usado para a veneração, a bênção e a santificação. Sua fumaça expressa um senso de mistério e reverência. É um lembrete da presença odorífera de Nosso Senhor. Seu uso acrescenta à Missa uma aura de solenidade.

O incenso é feito a partir de materiais aromáticos chamados bióticos, que vem das plantas e liberam um perfume suave quando queimados. As plantas aromáticas também podem ser combinadas com óleos essenciais para fazer o incenso.

O incenso e a mirra são misturas de gomas-óleo-resinas, ou seja, têm compostos com origem glicídica (gomas) e compostos que derivam de vias químicas de natureza lipídica (resinas e óleos essenciais).

A primeira coisa que pode-se perceber após acender, é se a Fumaça do Incenso está queimando rápido demais. Neste caso ele está indicando grande atividade espiritual no ambiente ou que o espaço está muito carregado de energias.

Como usar o incenso de resina? É necessário o uso de um carvão para que o incenso possa queimar e liberar o seu perfume. A Milagros indica o carvãozinho vegetal, de acendimento rápido, que é próprio para isso. Mas você também pode queimar em carvão convencional, tendo que tomar um maior cuidado com a brasa e fagulhas.

Os primeiros registros vêm do Egito e da Índia. Era acreditado que a fumaça tinha uma ligação entre os homens e seus deuses. Para os hindus, babilônios e hebreus, o incenso era tido como oferenda. Na Grécia e na Roma Antiga, ele servia como forma de “exorcizar” demônios e cultuar os deuses do Olimpio.

Perfeito para elevar sua energia para alturas celestiais e disseminar a fragrância da paz. Indicação: Os incensos são usados para perfumar, purificar, limpar e proteger ambientes. Composição: Varetas de bambu, ervas, flor de lótus, sândalo, aglutinante e essência.

Um dos pontos de atenção é verificar a qualidade dos incensos utilizados. Tente investir preferencialmente nas opções mais naturais. Aqueles preparados o mais artesanalmente possível, geralmente são mais rústicos e grossos, e costumam trazer no rótulo a especificação de um incenso 100% natural.

Caso não queira ou não possa soprar as cinzas ao vento em um lugar afastado, o mais recomendável é que as coloque no lixo ou as deposite no vaso sanitário. Ao terminar a queima, pegue os restos do incensário e jogue-os fora se despedindo internamente daquilo que não lhe serve mais.