O que tem por trás do desenho Encanto?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 7 votos

Além de toda a magia e música divertidas, Encanto entrega muitos momentos emocionantes e relações familiares complexas. Outro ponto é a relação da família com toda o vilarejo, que ao final retorna para devolver a ajuda que recebeu durante anos, mostrando a importância da retribuição.

Por meio de uma narrativa lúdica, cheia de música e cores, o filme fala sobre a importância do respeito, do diálogo e da autoconfiança. Encanto baseia-se na cultura colombiana e conta a história da família Madrigal, composta por dez pessoas que possuem um poder mágico, menos Mirabel.

Da mesma forma, em dezembro de 2021, em entrevista ao portal Polygon, Jared Bush, diretor do filme, confirmou que Mirabel realmente não possui um dom, justificando que o foco da produção não são os poderes da família.

Entre eles, sobre quem realmente seria o vilão de Encanto. Não existe uma personificação do mal no filme, como acontece em muitos longas da Disney. Mas existe uma personagem que acaba sendo apontada como vilã: a Abuela.

Mirabel queria ajudar a comunidade e sua família de alguma forma, mas por ser meramente humana, sentia-se desajeitada e incapacitada para lidar com as demandas. No final do filme, ela descobre seu verdadeiro dom e entende o seu real propósito, tanto para os Madrigal, quanto para a sua comunidade.

Em resumo, o filme Encanto da Disney é uma história inspiradora que nos ensina a aceitar nossas diferenças, valorizar a família e sermos gratos pelo que temos. Ele também nos lembra que todos têm suas lutas e nos encoraja a sermos corajosos e acreditarmos em nós mesmos.

No geral, fogem de conflitos e não gostam de ser o centro das atenções. Pepa tem habilidade de controlar o clima; Julieta tem o poder de curar as pessoas pela comida; já Bruno consegue prever o futuro. Félix: 11/11 O marido de Pepa e pai de Dolores, Camilo e Antonio é escorpiano.

Pequena composição poética em que, engenhosa e galantemente, se celebra uma dama.

Além de descobrir uma maneira de ajudar seus parentes a olharem para os problemas que estão além da superfície, ela acaba também entendendo seu lugar no mundo.

Essa revelação esclarece muitas coisas. Primeiramente, ela confirma a ligação entre o amor de Abuela e a magia. A informação também deixa claro que a oscilação da chama não está relacionada com o poder de Mirabel, e que não era um sinal de que sua cerimônia deu errado.

Bruno Madrigal, tal como a maioria do membros da sua família, tem um dom. Ele consegue ver o futuro. Só que ele tem um outro: representar. Bruno adora telenovelas e faz várias com os seus ratos, embora ele seja sempre o narrador.

Anos atrás, enquanto fugia de um conflito armado, Alma perdeu o marido, Pedro, e ficou sozinha com seus trigêmeos. Por um milagre, a vela de Abuela ganhou qualidades mágicas, mantendo-os a salvo de seus perseguidores e construindo uma casa senciente para eles, que carinhosamente chamam de “Casita”.

Ele tem visões que mostram o futuro – coisa que não agradou seus familiares ou vizinhos. Quando Bruno teve uma visão com sua sobrinha Mirabel e a Casita, todos concordaram que aquilo era algo terrível demais. Com isso, Bruno abandonou seu lar e a família.

A temática. A música trata de um personagem misterioso de Encanto, um tio vidente sobre quem ninguém fala em público e que reflete o típico tema familiar que é tabu, motivo de emoções acaloradas. A canção recria essa dinâmica e o faz com palavras e cenas muito gráficas.

Dessa forma, podemos entender que o dom de Alma é exatamente ser a guardiã da vela. É possível confirmar essa teoria quando Abuela não consegue deixar a família tão unida como antes, e todos começam a perder os seus poderes enquanto passam por brigas e discussões.

Os moradores vila pensam que os Madrigal vivem em harmonia, já que eles passam a imagem de uma família aparentemente unida e feliz. Entretanto, ao longo do filme vimos alguns conflitos familiares. Por exemplo, Mirabel deixa sua irmã, Isabela, com tanta raiva que ela perde o controle de seus poderes.

O conflito em questão foi uma guerra civil que ocorreu entre outubro de 1899 a novembro de 1902, devastando a Colômbia e o Panamá, que era um departamento da República da Colômbia.

O filme conta a história da especial família Madrigal, onde cada membro é dotado de um poder mágico diferente, seu dom, para cuidar da harmonia da casa encantada e da pequena vila onde vivem.