O que tomar a noite para baixar o colesterol?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Consumir alguns chás que possuem componentes antioxidantes pode ajudar a baixar o colesterol, confira quais são eles:

  • Chá de alcachofra.
  • Chá mate.
  • Chá dente-de-leão.
  • Chá de cúrcuma.
  • Chá verde.
  • Chá vermelho.

BEBIDAS QUE AJUDAM A BAIXAR O COLESTEROL
Suco de tomate: as fibras do tomate ajudam a eliminar o excesso de gordura. Iogurte desnatado: tem baixo teor de gordura. Suco de abacaxi: o abacaxi também é rico em fibras. Leite de aveia: substituir o leite da vaca pelo de aveia é uma ótima opção para ajudar a reduzir.

Os sucos de frutas naturais, como laranja, uva e romã são ricos em antioxidantes e fibras, sendo boas opções para ajudar a baixar os níveis do colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e derrame.

Alimentos que são considerados vilões para o colesterol
Confira agora alguns alimentos que você deve evitar: Embutidos: linguiças, presunto, salame e salsicha. Esses alimentos costumam ser ricos em gorduras saturadas, prejudiciais para o equilíbrio do colesterol; Margarina: pelo excesso de gordura trans.

Consumir alguns chás que possuem componentes antioxidantes pode ajudar a baixar o colesterol, confira quais são eles:

  • Chá de alcachofra.
  • Chá mate.
  • Chá dente-de-leão.
  • Chá de cúrcuma.
  • Chá verde.
  • Chá vermelho.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado. O motivo é que o filtro de papel vai absorver as substâncias kahweol e o cafestol, que impactam negativamente o colesterol.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Mas, dependendo da forma de preparo, comê-lo todos os dias pode ser prejudicial para quem tem colesterol alto. O pão, por ser uma fonte de carboidratos, pode aumentar a taxa do colesterol; por isso, é importante ter cautela ao comer uma grande quantidade durante o dia.

Prefira margarina especiais. Já há no mercado margarinas com esteróis vegetais (fitosteróis) que parecem ajudar a baixar os níveis de colesterol LDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.

Chá de salsa
O chá de salsa é indicado para pessoas com triglicerídeos altos e colesterol alto por ser rico em niacina, mais conhecida como vitamina B3 ou ácido nicotínico.

A nutricionista Angela Faustin, comentou que de acordo com um estudo realizado pelo Dr. James Brown, da Universidade de Birmingham, Reino Unido, beber 30 ml de vinagre de maçã diariamente com 200 ml de água reduziria o colesterol ruim em 13% e, portanto, complicações coração.

É conhecido como ruim por entrar nas artérias e provocar o entupimento. Se existir excesso de LDL na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso o LDL é chamado de "mau" colesterol.

Além das propriedades emagrecedoras, o limão ajuda a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico.

Outra forma interessante de baixar o colesterol no sangue é tomar chá de cúrcuma. Basta adicionar 3 colheres de café de cúrcuma em pó em meio litro de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Você pode tomar até 3 xícaras do chá por dia, intercalado entre as refeições.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.

Consumir o arroz com moderação. E procurar um especialista, que vai indicar a porção ideal do alimento que você deve comer por dia. Para isso, ele levará em conta a sua dieta como um todo, e encaixará o arroz no cardápio de modo que ele não ultrapasse o valor máximo de carboidratos recomendado para você.

Também é rica em fibras e possui potássio, ferro, cobre e manganês adequados. Batata doce é um alimento rico em nutrientes é uma escolha saudável para uma pessoa com níveis elevados de triglicerídeos.

Laranja e outras frutas ricas em vitamina C
Frutas ricas em vitamina C e flavonoides possuem ação antioxidante, podendo auxiliar a reduzir o colesterol, um dos inimigos da boa circulação. Além disso, ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo no bom funcionamento do nosso sistema circulatório.

Chá preto: Fruto das folhas mais velhas da Camellia Sinensis, é o que possui menos ação antioxidante entre os três. Ainda assim, tem flavonoides, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. A presença de cafeína nesse chá também auxilia no processo de dilatação das artérias do coração.