O que torna uma cadeira uma cadeira?

Perguntado por: epinho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Uma cadeira é um tipo de assento. Essa peça de mobília é apoiada sobre três ou quatro pernas, com um encosto que pode elevar-se às vezes acima da altura da cabeça.

CADEIRA – vem do Latim cathedra, “cadeira de braços”. Era um assento especial, dedicado às autoridades, aos professores e , mais tarde, às autoridades eclesiásticas. Ainda hoje um catedrático é uma categoria de professor dentro das universidades. A matéria que ele ensina, por isso, se chama cátedra ou cadeira.

Diferente da cadeira de plástico, a poltrona de plástico possui braços e assento e encosto mais largos, deixando-a mais elegante e apropriada para alguns ambientes.

E para isso, uma boa cadeira deverá atender requisitos importantes, tais como: Atendimento às normas de ergonomia, como ajuste na altura, encosto com curvatura para se adaptar às costas (protegendo a região lombar) e assento plano com borda frontal arredondada.

4 acostamento, assento, encosto.

A cadeira ergonômica NR17, como o próprio nome já sugere, atende todas as exigências da lei regulamentadora NR17 - que estabelece parâmetros para o ambiente corporativo, visando boas condições psicofisiológicas a quem nele está.

O ângulo entre as coxas e o torso deve ficar entre 90 e 105º. Já os joelhos devem ficar dobrados e relaxados em 90º com relação ao assento. Braços: Os braços da cadeira devem ter regulagem de altura para melhor posicionamento, inclusive no encaixe do mesmo abaixo ou acima da mesa, no caso de aproximação.

1.1 Esta Norma especifica as características físicas e dimensionais e classifica as cadeiras para escritório, bem como estabelece os métodos para a determinação da estabilidade, da resistência e da durabilidade de cadeiras de escritório, de qualquer material.

substantivo feminino Banco para uma só pessoa, com assento individual, costas e algumas vezes com braços. Disciplina universitária ou alvo de ensino de um professor; cátedra: este período terei quatro cadeiras.

É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.

Se alguma vez você se perguntou porque o móvel é chamado de “Mesa de Jantar” aqui está a resposta: a palavra mesa é derivada do latim tabula, que significa prancha, tábua ou peça plana – enquanto a segunda palavra, geralmente, identifica o local ou a atividade de uso, nesse caso “Jantar”.

Convencional (sigla CONV): é o tipo mais simples e que apresenta o menor custo. Normalmente suas poltronas são acolchoadas e permitem leve inclinação.

Os egípcios adicionam encostos aos assentos e inventaram a cadeira.

Muitas vezes confundida como sofá de um lugar, as poltronas são um estofado individual, se comporta mais de uma pessoa é caracterizado como sofá.

Observe as relações entre a cadeira e o seu corpo
Na escolha de uma boa cadeira de escritório, é fundamental observar as relações entre ela e seu corpo, para que seja adequada ao seu biotipo. O modelo escolhido precisa permitir que os pés permaneçam apoiados no chão, formando um ângulo reto entre as pernas e as coxas.

Características da cadeira de madeira rústica
Foram desenvolvidas com o assento arredondado para dar mais charme e levemente inclinado para dar mais conforto. O encosto é inteiro e curvado, acomodando melhor as costas. Testamos esse modelo em vários tipos de corpos e foi o que teve maior número de aceitação.

Resposta verificada por especialistas. A sílaba tônica da palavra "cadeira" é a segunda sílaba, isto é, "dei".

Resposta. O derivado de cadeira é : cadeirante, mas tem outros.

cadeira (nome feminino) -