O que trabalhar com a habilidade EF15LP03?

Perguntado por: oneves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. - Interpretação oral e/ou escrita de textos de diversos gêneros textuais.

EF15LP13. Habilidade: (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

HABILIDADE: (EF15LP01) IDENTIFICAR A FUNÇÃO SOCIAL DE TEXTOS QUE CIRCULAM EM CAMPOS DA VIDA SOCIAL DOS QUAIS PARTICIPA COTIDIANAMENTE E NAS MÍDIAS IMPRESSAS, DE MASSA E DIGITAL, RECONHECENDO PARA QUE FORAM PRODUZIDOS, ONDE CIRCULAM ,QUEM OS PRODUZIU E A QUEM SE DESTINAM.

Atividades com a habilidade (EF12LP03) - Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação. 1. LEIA O TEXTO ATENTAMENTE E SEPARE COM UM TRAÇO COLORIDO AS PALAVRAS.

Atividades com a habilidade (EF03LP02) ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV,V,CVC,CCVVC,VV,CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

A habilidade EF15LP05 consiste em: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); ...

(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.)

A habilidade EF01LP03 consiste em: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

A habilidade EF15LP19 consiste em: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

A habilidade EF15LP04 consiste em: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

EF35LP15. Habilidade: (EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch. (EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Atividades com a habilidade (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

EF03LP01. Habilidade: (EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Decodificação e reconhecimento direto: pois são habilidades que a criança desenvolve para realizar a leitura em si. No entanto, a decodificação diz respeito a capacidade de a criança transformar as letras em sons, sílaba por sílaba.

A habilidade EF35LP05 consiste em: Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.