O que transmite uma obra de arte?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções. Essa linguagem pode ter também finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica, de denúncia e nem sempre agradável da realidade. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa "talento", "saber fazer".

A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

A arte como expressão também diz que a emoção sentida pelo artista é intencionalmente expressa pela sua obra. Esta tese, como todas as outras, tem algumas objeções, por exemplo, em várias formas de expressão, inúmeras obras não são consideradas arte por não terem a intenção de criar quaisquer sentimentos.

Representar os sentimentos através de desenhos e linhas, sejam estruturados, abstratos ou por garatujas/rabiscos, ajudam a dar uma forma para eles. Os materiais que podem ser utilizados são: caneta, lápis, lápis de cor, giz de cera…

possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.

A arte é compreendida como a atividade ligada à manifestação de ordem estética por parte do ser humano. Beleza, equilíbrio, harmonia, revolta são valores estéticos da criação humana que resumem as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura, o que também define a arte.

Existe arte nas roupas que escolhermos para vestir, na xícara que usamos para tomar café e até mesmo no pão que comemos. Ao assistirmos televisão nos deparamos com várias linguagens artísticas: propaganda, novelas, filmes etc.

Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.

A representação da realidade pelas obras de artes na maior parte do tempo, ao invés de tornar presente o que já existe, apresenta o que está ausente, ou configura um equi- valente visual do que é inteligível por meio de valores simbólicos ou de alegorias.

Em seu processo de desenvolvimento, a arte pode surgir das mais diferentes formas, seja por meio de um poema, uma composição, uma pintura ou até mesmo nos formatos de uma construção. Tudo depende do modo como o artista prefere se expressar.

Desenvolve a coordenação motora
Assim, as atividades de artes também são ótimos meios de treinar e aprimorar esse autocontrole e a disciplina que, além de emocional, é física. Equilíbrio, força, resistência e flexibilidade são apenas alguns dos benefícios secundários conquistados pelo esforço.

Fato é que as obras de arte nos levam a lugares, momentos e histórias pessoais. Podem evocar muitas emoções. Podem exaltar o amor, mostrar o medo, exalar a alegria ou demonstrar a tristeza e o desamparo.

Pelo desenho, as crianças demostram sentimentos, vontades e ideias que ainda não conseguem expressar claramente pela linguagem oral ou escrita. Essa arte milenar pode trazer inúmeros benefícios ao desenvolvimento humano.

É consenso que a arte estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional dos seres humanos, além de fortalecer a criatividade. É por isso que, idealmente, a arte precisa ser instigada desde a infância pelos educadores (sejam os pais, sejam os professores).

A arte é um poderoso meio de comunicação. São as cordas vocais que o artista preservou para desgastar todos os seus membros, desde os nervosos até aos motores, para dar forma e significado àquilo que produz. A partir desta construção, aparente contextualizada ou não, originou uma mensagem.