O que um manipulador mais odeia?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

Comportamentos como se humilharem, se vitimizar, explodir de raiva, chorarem de maneira escandalosa, o orgulho deles não importa se não obtiverem o que querem. Esses comportamentos exagerados são para gerar compaixão e empatia ou até mesmo culpa, para que a pessoa desista de sua ideia inicial.

De maneira geral, é preciso tentar sempre separar a sua vida pessoal dos contextos em que o manipulador está inserido. Ou seja, tente não se abrir tanto com esse tipo de pessoa e sempre mostre os limites que você deseja que sejam seguidos: como por exemplo, não falar mal de outra pessoa para você.

Cinco tipos de manipuladores e como se defender deles

  • Um fã do “tratamento de silêncio” O comportamento silencioso, ou seja, interrupção da comunicação, expressão de emoções, tem apenas um objetivo - atender às demandas do manipulador. ...
  • O tipo de manipulador ameaçador. ...
  • Agressor da auto-estima. ...
  • Criticidade excessiva.

Os manipuladores sempre tentarão coagir você com suas solicitações ou pedidos, fazendo com que você se esqueça de si mesmo e das suas necessidades. Se o manipulador tenta te ofender ou refutar seus argumentos, mude o foco de atenção: de você mesmo para seu interlocutor.

O manipulador não ama a outra pessoa: ama o poder que tem sobre ela”. Ele se aproveita de um discurso vitimista. “Muitas vezes, no modo como fala, a pessoa manipuladora se coloca como vítima: fala das violências por que passou, de como foi tratada mal, etc.”, conta o psicólogo.

Diminui os sentimentos da parceira
momentos em que se sentiu magoado, receberá como resposta que está sendo bobo ou excessivo. Um manipulador emocional não pede desculpas. Em vez disso, vai culpar a parceira e fazer com que ela comece a duvidar de suas emoções.

Manipulação psicológica pode ser definida como o exercício de influência indevida através da distorção mental e exploração emocional, com a intenção de tomar o poder, controle, benefícios e privilégios às custas da vítima.

A manipulação é um “recurso” usado por muitas pessoas para obter o que querem. Contudo, trata-se de uma prática antiética, visto que envolve mentir ou ocultar informações que fariam as outras pessoas não concordarem com a ideia.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Coloque o foco no manipulador.
Em vez de deixar que ele fique fazendo perguntas e exigências, tome o controle da situação. Quando ele pedir algo ou pressioná-lo para que você faça alguma coisa sem sentido ou desconfortável, teste-o com algumas perguntas.

O manipulador passa a responsabilidade de seus atos para as pessoas em sua volta. Assim, o intuito dessa ação é gerar culpa e deixar o manipulado cada vez mais preso na relação. É comum que o manipulador costume chamar a atenção e consiga fazer que todos percebam que na realidade ele é a vítima.

Um comportamento muito comum dos manipuladores é o de distorcer situações e fatos para não se prejudicarem ou simplesmente não assumirem qualquer tipo de erro ou culpa.

Pessoas manipuladoras dominam a arte do engano. Elas podem parecer respeitáveis e sinceras, mas muitas vezes isso é apenas uma fachada para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor apenas para benefício próprio. Por isso mesmo pode ser muito difícil reconhecer uma pessoa manipuladora.

Quando não conseguirem te manipular, vão tentar manipular os outros para que pensem mal de você. Isso é típico dos incompetentes! Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

As pessoas manipulam, por exemplo, quando dizem que você “deve” agir de uma determinada maneira, ou corre o risco de ocorrer uma situação indesejável. Aparentemente estão apelando para a razão, mas no fundo eles só procuram condicioná-lo através do medo.

Marionetista, Manipulador, Ator-Animador e outras Nomenclaturas.