O que uma lâmpada simboliza?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

A lâmpada é energia, é luz. Idéias e pensamentos são resultantes do funcionamento do cérebro, que age por meio de descargas elétricas – energia pura. Advertisements Nada mais alusivo do que a lâmpada, mesmo aquelas antigas, básicas, não precisa ser “dicróica”, “pirulito”ou colorida.

A corrida pela luz
Em 1809, Humphry Davy, importante químico britânico da Royal Society, cria um arco luminoso a partir de uma tira fina de carbono colocada entre os dois polos de uma bateria. Esse experimento daria origem à famosa lâmpada de Davy e seria o princípio fundamental por trás das lâmpadas elétricas.

lâmpada substantivo, feminino (plural: lâmpadas f)

As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.

Na parábola da lâmpada e do candeeiro, contada no evangelho de hoje, de Lucas 8,16-18, Jesus fala para todas as pessoas que o seguem. Diz: “Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um candeeiro, para iluminar os que entram”.

Uma lâmpada é um dispositivo que atua como suporte de uma ou mais luzes artificiais e que serve para iluminar.

A Luz possui um significado simbólico bastante claro. Até mesmo quando dizemos que ele é “claro”, estamos usando o símbolo da luz/claridade para explica-la. Isso por que a luz é o símbolo da divindade por excelência, e o símbolo de tudo o que é superior, claro, nítido, verdadeiro por si mesmo.

A lâmpada é uma fonte de energia luminosa inventada pelo homem, seu uso é muito comum. Contudo, antes da criação desse dispositivo elétrico, o homem se utilizava de outros meios para obter a iluminação que precisava como, por exemplo, a queima de lenha, a vela e a lamparina, por exemplo.

Com a iluminação elétrica e a iluminação pública, as pessoas ficaram estimuladas às saídas noturnas e começaram a frequentar cafés, cinemas e teatros. Em um primeiro momento, a luz elétrica chegou para áreas centrais, enquanto muitos outros pontos das cidades continuavam sendo iluminados por lampiões a gás.

Há 50 mil anos antes de Cristo, quando houve registros de uma espécie de vela, as pessoas possuíam apenas a luz do sol e da lua. Só depois de Cristo que surgiram as velas em forma de bastão que conhecemos hoje. Na Idade Média esses objetos eram utilizados para iluminar todos os locais.

  • Thomas Edison
  • Joseph Wilson Swan
  • James Bowman Lindsay
  • Alessandro Cruto
  • Alexander Lodiguin
  • Hiram Maxim

4 sinônimos de lâmpadas para 1 sentido da palavra lâmpadas: Luminárias: 1 iluminação, luzes, luminárias, lustres.

Seu nome vem do Grego lampas, “tocha, raio de luz, meteoro luminoso”, de lampein, “brilhar”. LAMPIÃO – do Italiano lampione, “lâmpada grande”.

Essa tatuagem tem simbologia muito marcante também por retratar o desenvolvimento em lugares não convencionais, e o desempenho da lâmpada nesse aspecto pode retratar a multifuncionalidade que podemos ter quando somos colocados em situações nas quais não fomos acostumados anteriormente.

Fica patente que é uma figura do Espírito Santo. Por isso, a ordem de manter sempre acesa a lâmpada no tabernáculo é aplicada no Novo Testamento como se referindo ao Espírito de Deus, a quem jamais devemos extinguir!

Em cima do líquido inflamável, coloca-se um pedaço de cortiça ou de madeira, que flutua sobre a solução. No pedaço de cortiça fixa-se um pavio encerado que fica acima de todo o recipiente, direcionado para o alto. A iluminação do ambiente ocorre quando o pavio é aceso.