O que uma mãe faz por um filho?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Ela engravida, muda hábitos para não prejudicar o bebê, carrega a criança por nove meses, amamenta, se preocupa, passa noites em claro, acode, cuida, perdoa, ensina e se engrandece a cada aprendizado do filho.

Filho amado, meu amor por você é como uma estrela guia que tem me guiado para as melhores aventuras e descobertas. Desde que você nasceu, você se tornou o sol que ilumina o meu planeta. Te amo, meu filho. Não existe outro coração no mundo que vai te amar mais do que o meu.

Não tenho medo de lutar pelos meus filhos porque sou forte e capaz como uma leoa. As mães possuem instintos como as leoas e entendem seus filhos apenas por um olhar. Quando me tornei mãe, descobri a força de uma leoa em mim. Sei que sou capaz de qualquer coisa pelo meu filho.

De acordo com Winnicott, a mãe é responsável pela construção da saúde mental dos filhos. Nesse sentido, ela é a atenuadora dos processos que envolvem o desenvolvimento emocional e físico do bebê. Além disso, o cuidado da figura materna com a criança é fundamental na construção do sujeito dessa nova vida.

“Boa mãe não é aquela que se sacrifica pelos filhos e pela família. Mas aquela que vive em harmonia com as próprias necessidades e as do filho”. Uma mãe que encontrou esse equilíbrio na vida cotidiana é simplesmente mais feliz e, claro, isso é bom para os filhos também.

A maior felicidade de uma mãe
É ver o filho com saúde e feliz.

O amor de mãe é como bálsamo na vida do filho. É um amor que endurece quando precisa, mas, ao mesmo tempo, tem a doçura do mel. É um amor que fortalece e conduz os filhos pela vida e dá asas de que eles precisam para voar.

Ter uma carreira ou emprego que traga realziação profissional. Esse é o principal desejo de mais da metade das quase 3 mil mães que participaram da pesquisa Mães de Hoje. E há muitos fatores que contribuem para isso. “No passado, as mulheres pulavam do galho do pai para o do marido.

Os filhos revelam o que há de melhor em nós. Obrigada por fazer eu meu sentir tão importante. Cuidar de um filho é se doar sem esperar nada em troca, mas ao olharmos em seus olhos nos sentirmos recompensadas por todo esforço. Filhos são bênçãos, são a nossa herança na terra.

APRECIAR ATÉ MESMO AS COISAS SIMPLES DA VIDA. Ao fim do dia, pergunte ao seu filho como foi o dia dele. Peça a ele que conte tanto os momentos negativos como os momentos positivos. Explique que a vida é assim mesmo: ela tem situações difíceis, mas também tem situações que geram felicidade.

O amor de uma mãe pelos filhos define- se como AMOR MATERNAL. FRATERNO OU FRATERNAL sempre diz respeito a irmãos, não impostando se de sangue ou não, diz respeito ao ser humano.

Ser mãe é um sentimento que atravessa o seu corpo e deixa marcada a sua alma. Vida de mãe é feita de erros e acertos: ser mãe não é ser perfeita, não é saber tudo de repente. É estar disposta a aprender o tempo todo, evoluir constantemente, crescer com os seus filhos e por eles, a cada passo do caminho...

Ser filho é entender que se é alguém além da mamãe, um ser individual, cheio de competências, habilidades e potencial. Ser pai é ser sensível, valorizar cada conquista, entender as dificuldades e sempre ter um olhar otimista... Ser filho é poder contar com um colo caloroso, com um ombro amigo e um olhar bondoso.

É a emoção central da nossa história. Sem o amor de mãe, nós não formaríamos vínculos, sem vínculos não formaríamos os sistemas sociais, sem estes não haveria colaboração genuína. O amor materno é o 'adesivo' biológico da nossa sociedade”, detalhou a neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci.

Ser mãe pode ser lindo, solitário, intenso, difícil… E é para sempre! É viver entre o tal instinto materno, o amor incondicional, a responsabilidade vivida sozinha e compartilhada também. Entre as noites mal dormidas da maternidade real, existe também a carga de cuidar e a carreira profissional, por exemplo.

Elas se tornam seres humanos mais pacientes, carinhosos, responsáveis e amáveis. Ao mesmo tempo, se dedicam a melhorar pequenas coisas, os detalhes, para que tudo saia como querem. Sempre com esse toque de amor incondicional e instinto de proteção tão importante que toda mãe possui.

Cinco maneiras de ser um pai ou uma mãe melhor

  1. Comunique-se abertamente. ...
  2. Convide o Espírito a estar presente em seu lar. ...
  3. Ensinem seus filhos a fazer boas escolhas. ...
  4. Deixe seus filhos resolverem seus próprios problemas. ...
  5. Demonstre amor a seus filhos — não importa o que aconteça.

Mãe ocupa um lugar único. É lar, abraço, sorriso, território de amor. Pode ser a mãe que gerou o filho, a adotiva que aprendeu a amar ou até aquela que nem é mãe ainda, mas tem um desejo imenso de ocupar esse papel e espera o tempo certo pra esse milagre acontecer.

Ser mãe é a tarefa mais séria que Deus pôs no livro da vida. Ser mãe não é como casamento, afinal não há divórcio entre mãe e filho, é um pacto eterno entre dois seres. É um amor maior, não explicável pelos poetas, não conheço nenhuma poesia ou texto que descreva o milagre de ser mãe.