O que uma pessoa insensata?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Insensato significa aquele que não é são, ou seja, que age de modo inconsequente, sem ter um bom senso das suas atitudes. O insensato é aquele que é insano, anormal, uma pessoa de difícil trato e entendimento. Também costuma ser chamado de desequilibrado e irresponsável.

43 sinônimos de insensato para 3 sentidos da palavra insensato: Que não é sensato e prudente: 1 imprudente, desajuizado, leviano, desarrazoado, desassisado, descuidado, desmiolado, espeloteado, estouvado, imponderado, impulsivo, inadvertido, inconsequente, insipiente, irresponsável.

Um indivíduo sensato é aquele que tem “juízo”, que é equilibrado em suas ideias, que age ponderadamente. O oposto de sensato é “insensato”, ou seja, aquele indivíduo que não tem bom senso, não tem cautela, é insano, imprevidente.

Jesus demonstra que a diferença entre os dois construtores está em como lançam os alicerces de suas casas. O construtor prudente lança o alicerce de sua casa sobre a rocha, enquanto o construtor insensato lança-o sobre a areia.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Qualidade de insensato; falta de bom senso: “Isto é que me parece uma insensatez, uma estupidez.

(1) A orientação completa de Jesus é esta: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10:16).

Em Hebraico, a palavra "enêl"[1] é utilizada para o insensato, mas que significa "falta de sabedoria".

O texto de Provérbios compara o Nome do Senhor com uma torre, porém, não como uma torre qualquer, mas como “Torre Forte”, que está acima de qualquer medo, dor, angústia ou insegurança. Estamos vivendo tempos difíceis onde nossa segurança está abalada.

O substantivo derivado de adjetivo se grafa com a lanterninha do alfabeto: insensato (insensatez), macio (maciez), limpo (limpidez), mudo (mudez), surdo (surdez).

1 burro, estulto, estúpido, idiota, ignorante, imbecil, inepto, néscio, palerma, parvo, pateta. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Sonso: 2 bobo, cretino, lorpa, otário, pacóvio, papalvo, pascácio, sonso, tonto.

  1. Não julgue sem conhecer.
  2. Não aja sem refletir.
  3. Equilibre razão e emoção.
  4. Trate os outros como você gostaria de ser tratado.
  5. Faça do diálogo um hábito.
  6. Cuide de sua inteligência emocional.
  7. Seja humilde.

Ter senso é ter um juízo claro, um entendimento, é ter prudência, discernimento. Senso é um substantivo masculino, do latim sensu, que significa siso, tino, atenção. Sensato é um adjetivo que caracteriza aquele que tem bom senso, que faz uso da razão, que age ponderadamente.

Que é equilibrado ou age com bom senso.

De um modo geral, a pessoa prudente é capaz de evitar perigos desnecessários agindo de modo cauteloso. O prudente age de modo sensato, com paciência. Via de regra, é ponderado e calmo.

Nós devemos aprender com a Parábola do Rico Insensato a reconhecer a soberania de Deus em todas as coisas. Seja na continuidade de nossa vida ou mesmo no fim dela, que Deus seja glorificado em tudo (Romanos 14:8-10). Dessa forma, precisamos saber identificar quais realmente devem ser as nossas prioridades.

3 O prudente vê o mal, e esconde-se, mas os simples passam, e pagam a pena. 4 O galardão da humildade, com o atemor do Senhor, são riquezas, a honra e a vida.

Lembre-se de Provérbios 18.13: “Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha”. Essa sabedoria se faz necessária em todos os cantos do mundo hoje.

As notas de topo são: Bergamota, Abacaxi, Tangerina e Mamão Papaia. As notas de coração são: Chá, Jasmim, Violeta, Lírio-do-Vale e Tintura de Rosa. As notas de fundo são: Almíscar, Notas Amadeiradas e Musgo de Carvalho.

Benefícios da Prudência
Pessoas prudentes são mais assertivas em suas decisões, pois analisam as situações antes de tomá-las. O indivíduo prudente consegue focar em seus objetivos de longo prazo de forma coesa e tem mais paciência para esperar o momento certo de alcançá-los.

Como Jesus mesmo disse, não basta ao cristão ser um 'cordeiro' ou uma 'pomba', mas ele tem que ter a prudência de uma serpente. Isso significa que não basta ao cristão ser um sinal de contradição, mas precisa com inteligência ajudar aos outros a não se sentirem errados a viver assim, como cristãos.