O que uma pessoa que tem Parkinson deve fazer?

Perguntado por: usalgueiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Além dos remédios, é recomendado que a pessoa com Parkinson pratique atividades físicas regulares e moderadas, para estimular os movimentos. Terapias auxiliares como fisioterapia, fonoaudiologia e suporte psicológico também exercem um papel importante na melhoria da qualidade de vida e independência do paciente.

De acordo com pesquisas , em média, as pessoas com Parkinson podem esperar viver quase tanto quanto aquelas que não têm o transtorno. Embora a doença em si não seja fatal, são as complicações relacionadas que podem reduzir a expectativa de vida em 1 a 2 anos.

Além dos remédios, é recomendado que a pessoa com Parkinson pratique atividades físicas regulares e moderadas, para estimular os movimentos. Terapias auxiliares como fisioterapia, fonoaudiologia e suporte psicológico também exercem um papel importante na melhoria da qualidade de vida e independência do paciente.

Os alimentos gordurosos ou fritos têm digestão mais lenta e podem piorar a constipação. Evite bebidas alcoólicas, pois elas têm muitas calorias e poucos nutrientes. Beber álcool pode causar muitos problemas de saúde e acidentes, piorar o equilíbrio e ainda interagir com os remédios.

Estágio 4 – Instabilidade Grave
A partir do 4, os estágios do Parkinson são mais graves e incapacitadores, principalmente para caminhar e outros movimentos motores.

Para pessoas com Parkinson, o exercício pode ajudar a manter o equilíbrio, a mobilidade e as atividades da vida diária. Entre muitos de seus benefícios, o exercício promove um bom sono. Após um treino, aguarde algumas horas para permitir que seu corpo regule sua temperatura, adrenalina e frequência cardíaca.

Psicose na Doença de Parkinson.
Mas muitas pessoas com essa condição também apresentam problemas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e, em alguns casos, delírios e alucinações. Os profissionais de saúde geralmente se referem a esses sintomas como “psicose associada à Doença de Parkinson”.

Gabapentina, topiramato e alprazolam são alternativas de segunda linha.

Técnicas Comportamentais e Fisioterapia

  1. Terapias de relaxamento e de redução do estresse emocional;
  2. Usar a mão com menos intensidade de tremor para escrever ou comer;
  3. Usar pesos nos pulsos;
  4. Minimizar a exposição a alimentos que originam o tremor (por exemplo, cafeína) e às drogas (por exemplo, simpaticomiméticos).

Os pacientes com doença de Parkinson têm um tempo de vida um pouco mais curto em comparação com indivíduos saudáveis que pertencem ao mesmo grupo etário. Em média, os pacientes com DP vivem entre 10 a 20 anos após o diagnóstico. Os pacientes devem, contudo, colocar esses números na perspectiva de sua idade atual.

Morar Sozinho com Parkinson. As discussões sobre a doença de Parkinson (DP), geralmente, mencionam um cônjuge ou parceiro de cuidado que ajuda no cotidiano de seu ente querido. No entanto, também é importante reconhecer que muitas pessoas com Parkinson vivem sozinhas.

A dor na doença de Parkinson é um desses sintomas. Em cada parkinsoniano, ela surge (ou não) em um lugar e em uma intensidade. Por isso, é tão comum ouvir dos portadores de Parkinson que há 'dias bons' e 'dias ruins'. Alguns felizardos conseguem driblar a dor com exercícios leves.

Sintomas: a história de quem é acometido pela doença de Parkinson consiste num aumento gradual dos tremores, maior lentidão de movimentos, caminhar arrastando os pés, postura inclinada para frente. O tremor afeta os dedos ou as mãos, mas pode também afetar o queixo, a cabeça ou os pés.

É ele quem está presente para incentivar nos exercícios de reabilitação motora e não-motora, acompanhar nos atendimentos médicos e nos exames de laboratório, ajudar a manter uma regularidade nos exercícios físicos. O cuidador do paciente de Parkinson exerce uma função importantíssima no tratamento dessa pessoa.

Identificou-se que os participantes que tiveram maior ingestão de Vitamina B12 apresentaram menor risco para doença de Parkinson.