O que uma TV tem que ter para ser boa?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Conheça os principais pontos a se observar na hora de encontrar a TV ideal para você e sua família:

  • Tamanho da tela e espaço disponível. ...
  • Qualidade de imagem. ...
  • Qualidade de som. ...
  • Conexões. ...
  • Taxa de atualização. ...
  • Comandos por voz. ...
  • HDR, OLED e QLED. ...
  • Design.

Plasma tem durabilidade menor que LCD, LED e OLED
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

TVs QLED prometem mais volume de cor, mais brilho e qualidade de imagem mais próxima do real, ainda que os tons escuros costumam ser menos intensos. As novas Smart TVs QLED já combinam a tecnologia dos pontos quânticos com Mini LEDs para disputar o mercado dos aparelhos premium.

Entre as marcas de TV mais vendidas não tem só Samsung não! A LG conseguiu pelo menos uma representante nessa seleção com a smart TV ThinQ AI UQ8050 de 50 polegadas.

Smart TVs baratas são ideais para quem quer assistir a filmes e séries em aplicativos de streaming sem gastar muito. Empresas como Philco, Samsung, LG, Philips e AOC oferecem modelos por preços a partir de R$ 899, como é o caso da Philco PTV24G50SN, que traz 24 polegadas e tecnologia Dolby Audio.

Escolher a resolução é uma etapa crucial da nova compra. Até porque, é ela que vai definir a melhor experiência para você e para sua família. Televisões Full HD contam com telas menores e têm recursos mais simples. Já os modelos 4K proporcionam uma resolução bem melhor de Ultra HD.

Dada a consideração, no setor de televisores, há muito tempo a liderança nas vendas tem sido da Samsung, que vende quase o dobro da sua concorrente direta LG. Mas em 2022, um revés ocorreu, e a vice-líder viu o segundo lugar sair de suas mãos e ir para a TCL.

Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD, ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD, que tem 3840x2160 pixels, ou seja, 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9.

Enquanto o 4K entrega mais resolução e uma imagem mais nítida, o HDR é responsável por uma imagem mais próxima à realidade - ou uma percepção que se assemelha à do olho humano. Tanto no caso do HDR quanto no caso da 4K, porém, não basta ter uma televisão que seja capaz de ler as informações contidas na imagem.

A taxa de fotogramas por segundo
A taxa de atualização mede o número de fotogramas por segundo que a televisão é capaz de exibir. Quanto maior for o número, mais suave será a imagem. A sua unidade de medida é Hertz: uma TV de 50 HZ significa que exibirá 50 fotogramas por segundo.

TVs LCD fornecem uma boa imagem, mas quando comparados lado a lado, em geral, uma TV LED terá melhores níveis de preto e contrastes. A precisão de cor também será melhor em uma TV LED do que em uma televisão LCD.

Por isso, agora que você já entendeu que as diferenças entre TV LED e Smart têm a ver apenas com o tipo de tela, tenha a certeza: a melhor opção de compra é a TV inteligente. É com ela que você vai obter o melhor em imagem e som. Escolha seu modelo favorito, leve-o para casa e comece a usufruir o quanto antes!

A primeira diferença entre TV smart e LED e LCD, então, é que quando uma TV é SMART isso está relacionado à capacidade dela de se conectar, de ter funções vinculadas à conexão de internet e que oferecem mais recursos para você além dos canais abertos e pagos, a cabo ou por satélite.

O que é melhor: QLED ou UHD? O QLED é superior porque, enquanto a UHD Crystal se aproxima da qualidade 4K usando LEDs convencionais como luz de fundo, as TVs QLED combinam o LCD com uma camada de pontos quânticos, oferecendo imagens com cores mais vibrantes e no brilho ideal.

Já o QLED é mais resistente e tende a ser mais barato, mas não costuma ter a mesma qualidade de imagem em todos os modelos.

Smart TV é, basicamente, o nome usado para classificar as televisões que podem se conectar a internet. É como se a televisão se misturasse com a do computador. Isso resulta em um dos tipos mais modernos de televisão, que chamamos de Smart (inteligente, em português).

Crise faz da TV de 32 polegadas a mais vendida do Brasil; saiba escolher.