O que usar no lugar de muito?

Perguntado por: emata . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Sinônimo de muito

  • bastante, diverso, vário, tanto, numeroso, abundante, copioso, inúmero, diferente, variado, profuso, farto, múltiplo. ...
  • excessivo, exagerado, demasiado, exorbitante, superabundante, intenso, sobejo, nímio. ...
  • grande, imenso, enorme, desmedido, colossal, gigantesco.

pouco, nenhum, nada. Contrário de excessivo: 2. moderado, razoável, controlado, mesurado, limitado, parco, escasso, raro.

1 muitas, bastantes, diversas, inúmeras, numerosas, tantas, diferentes, variadas, múltiplas, abundantes, copiosas, profusas, fartas, algumas, certas, umas.

Muito e Muitos

  1. MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo.
  2. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)

Advérbios de intensidade: muito, pouco, bastante, bem, mais, menos, demais, tanto, tão etc.

Muito é um advérbio de quantidade que está a intensificar o sentido do indefinido poucos. Não concorda com poucos precisamente porque se trata de um advérbio, e os advérbios são palavras invariáveis.

Essas palavras (algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer, alguém, ninguém, tudo, nada, cada, demais, algo) que se referem a substantivos de modo impreciso ou genérico são os pronomes indefinidos.

1 sinônimo da palavra não muito: Insuficientemente: 1 pouco.

Que acontece com muita frequência: 1 frequentemente, constantemente, regularmente, muito, várias vezes, sempre, amiúde, amiudadamente, seguidamente, sistematicamente, reiteradamente, continuamente, continuadamente, incessantemente, ininterruptamente.

31 antônimos de exagerado para 3 sentidos da palavra. O contrário de exagerado é: 1. comedido, moderado, temperante, razoável, ponderado, equilibrado, sereno, recatado, composto, regrado.

Significado de Muitos
Etimologia (origem da palavra muitos). Plural de muito.

Que usa muitas palavras ao falar: 1 prolixo, eloquente, facundo, loquaz, palavroso, verboso, falador, palrador, tagarela, difuso, pleonástico, redundante, difusivo, verborreico. Que se expressa com muitas palavras: 2 profuso.

Qual a forma correta "muitas das vezes" ou "muitas vezes" ou as duas formas são corretas? Por quê? A forma correta é muitas vezes. Esse é o termo correto porque vezes significa repetição de ocorrência - portanto, não tem necessidade da preposição de (de+as = das).

A expressão está correta. A forma é perfeitamente possível como atesta o uso efetivo da língua. Lindo é um adjetivo. Exemplo: lindíssimo (superlativo sintético) é 'muito lindo' (superlativo analítico).

Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar. É, pois, um advérbio.

As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular tem vez. Veja exemplos: Dois mil reais é muito.

Que 3 palavras definem você?

  • Liberdade. É o que mais prezo na vida! Na minha vida e nas vidas dos outros! ...
  • Alegria. Alegria gratuita, genuína, sem esforço, e por tudo, por nada, pela possibilidade de estar aqui para observar a riqueza deste agora! ...
  • Inteligência. Esta é a memória mais antiga que tenho do que me falam.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Marcos jogou muito bem. A palavra muito intensificou o sentido do advérbio bem: muito, aqui, é um advérbio.

Morfologicamente, o que circunstancia a semântica de um verbo é conhecido como advérbio (“muito” é, portanto, um advérbio de intensidade). Os vernaculistas afirmam categoricamente que esta classe gramatical é invariável, ou seja, não admite variações em gênero ou número.

Na função de adjetivos, BOM e MAU sempre flexionam, concordando em gênero e número com o substantivo ou pronome a que se referem: Elas são boas / más. Truque: Nunca há dúvida entre BEM e BOM; ela ocorre sempre entre MAL e MAU. Por isso mesmo, o truque consiste em trocar MAL por BEM ou BOM.