O que vai acontecer quando o Sol virar uma gigante vermelha?

Perguntado por: ufernandes3 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

No final da fase de gigante vermelha, o Sol ficará muito instável e perderá praticamente de uma vez só todas as suas camadas externas. Essas camadas vão expandir-se pelo espaço, na forma de um dos objetos mais bonitos que podemos observar: uma nebulosa planetária.

Cerca de um bilhão de anos depois de se expandir em uma gigante vermelha, o Sol entrará em colapso e se transformará em um corpo estelar denso — uma estrela anã branca com cerca de metade de sua massa original, espremida em uma esfera do tamanho da Terra.

Primeiro, à medida que a rotação da Terra diminui, os dias na Terra ficarão cada vez mais longos. Por outro lado, os invernos serão muito mais frios e os verões muito mais quentes. E devido à menor influência gravitacional da Lua sobre o Planeta, as marés não seriam mais tão marcantes.

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

"O Sol só vai começar a fundir hélio daqui a uns 5 bilhões de anos, no final da fase de gigante vermelha. Mas é verdade que ele vai lentamente aumentar de luminosidade antes disso, o que vai levar ao aquecimento da Terra a ponto de tornar a vida impossível. Isso deve acontecer em 1,5 bilhão de anos aproximadamente.

A atmosfera do nosso planeta será destruída e nossos oceanos vão evaporar — e, dependendo do tanto que o Sol se expandir, nem mesmo a Terra será poupada e poderá ser consumida em menos de um dia.

Estima-se que a idade do Sol seja de 4,6 bilhões de anos e que, daqui a cerca de 7 bilhões de anos, ele será uma gigante vermelha, com um raio equatorial 200 vezes maior que o atual (de 6,963.108 m, quase 109 vezes o raio da Terra) e até 5000 vezes mais brilhante, “engolindo” a órbita do nosso planeta.

4,603 × 10^9 anos

Gigantes vermelhas
Quando o hidrogênio do núcleo se esgota, ela não é mais capaz de fazer fusão e, por isso, ela não consegue mais combater os efeitos de sua auto-gravidade. Então suas camadas mais exteriores se expandem em centenas de raios solares, tornando a estrela em uma gigante.

Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos.

A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.

Anualmente, uma tonalidade e todas as suas implicações são celebradas. Em 2023, a cor escolhida foi o Magenta. Quer saber o que isso significa e o que ela representa? Fica ligado no conteúdo que preparamos.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

Sol e WOH G64
A supergigante vermelha WOH G64, por sua vez, tem raio que pode ser de 1.800 a mais de 2.400 vezes maior que aquele do Sol, de 696.340 km.