O que veio antes do pen drive?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Seção especial: A história das mídias em resumo

MídiaData de criaçãoVida útil
MD (Mini Disc)199125 – 50 anos
DVD1994/199525 – 50 anos
Cartão SD199410 anos ou mais
Pendrive200010 anos ou mais

O CD (Compact Disc) surgiu no início dos anos 80 e, devido a sua qualidade de som, em pouco tempo conquistou o espaço antes ocupado pelo disco de vinil. O sucesso arrebatador que fez acabou por popularizar, consequentemente, o gravador de CD.

Sendo assim, o Blu-ray é o sucessor do DVD.

Dispositivo de armazenamento que revolucionou transmissão de dados foi criado pela IBM em 1967. Quem nasceu nos anos 2000 pode nem se lembrar dos disquetes, mas eles já foram onipresentes nos computadores de todo o mundo. O auge aconteceu nos anos 90, com mais de 5 bilhões de unidades vendidas por ano.

O meio mais antigo para gravação e reprodução de som? Os cilindros de cera, foram inventados por Thomas Edison em 1877. Os cilindros acabaram por se tornar no que hoje conhecemos como discos, que eram originalmente tocados num sistema fonógrafo antes de se deslocarem para a mesa giratória.

Podemos dizer que a computação em nuvem se popularizou mesmo no mercado corporativo com a Amazon, quando lançou seu produto Amazon Web Services (AWS) em 2006. Quando iniciou, o conceito da AWS era simples: cada empresa podia “alugar” espaço e poder computacional, pagando pelo seu armazenamento na Amazon.

Índice

  • RAM.
  • HDD.
  • SSD.
  • HDDs e SSDs externos.

Do ano 1900 a 1950, os cartões perfurados foram o principal meio de entrada, armazenamento e processamento de dados na computação institucional. Em 1947, nasce o Tubo de Willians, primeiro dispositivo digital de memória de acesso aleatório, com capacidade para armazenar até 0.625 kilobytes (Kb) de informação.

1956

O primeiro HD Surgiu em 1956, construído pela IBM, este disco rígido armazenava 5 Mega bytes e não foi posto a venda. Pouco tempo depois, em 1973, a IBM lançou um HD que armazenava 10 Mega bytes, o 30/30 Winchester, que custava em media dois mil Dólares.

Em meados de 1971 surgiram os primeiros dispositivos, denominados Disquetes ou floppy-disks, traduzido para o português como Disco Flexível, com o formato de 3½-polegadas, 8 polegadas e na sequência de 5"1/4.

Primórdios do walkman e discman
Foi o primeiro aparelho a utilizar uma agulha e um amplificador para reproduzir o som. Isso em 1877.

Fotografia impressa. Como o assunto é história das mídias, nada mais adequado do que começar pela mais antiga de todas. A fotografia impressa remonta ao longínquo ano de 1826. As fotos analógicas não foram resultado de um inventor em particular.

Batizado como Ionic Originals, o novo disco é grande passo para a tecnologia analógica da música, substituindo os antigos LPs e até os CDs. Segundo as informações do site Pitchfork, além do alumínio, o objeto contém um tipo de resina chamada laca.

Antes do VHS
Após várias tentativas de outras companhias, o primeiro VTR que teve êxito, o Ampex VRX-1000, foi introduzido em 1956, pela Ampex Corporation.

Sem perguntar nossa opinião (eu concordo!), a Sony Japão informou recentemente que, devido à falta de demanda pelo produto, em março de 2011, a produção de disquetes será descontinuada. Como diria um personagem amplamente conhecido no Brasil “já não era sem tempo hein!”.

anos 2000

Os disquetes deixaram de ser produzidos em grande escala no início dos anos 2000. Com a evolução tecnológica, eles foram substituídos gradualmente por ferramentas de armazenamento mais robustos, seguros e práticos, como CDs, cartões de memória, pen drives, HD externos e armazenamento em nuvem.