O que vem a ser o neodarwinismo?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

O Neodarwinismo, também chamado de Teoria Sintética da Evolução ou ainda Teoria Moderna Evolutiva, reúne estudos e conceitos de vários campos da Biologia para determinar e explicar os processos evolutivos.

A teoria moderna de evolução, chamada Neodarwinismo, tem, portanto, 5 pontos básicos que devem ser lembrados: 1) As variações que acontecem de uma espécie para a outra vão depender das mutações; 2) Essas mutações acontecem ao acaso; 3) A luta pela vida acontece entre os indivíduos e o meio ambiente; 4) Com a luta pela ...

O Neodarwinismo chamado também de "Teoria Sintética (ou Moderna) da Evolução" surgiu no século XX. Está relacionada com os estudos evolucionistas do naturalista inglês Charles Darwin e as novas descobertas no campo da genética.

O darwinismo baseia-se na ideia de que os organismos mudam ao longo do tempo e que o meio, por ação da seleção natural, seleciona os organismos mais adaptados, os quais apresentam maior chance de deixar descendentes.

Resumo sobre Neodarwinismo
Ao propor sua teoria evolutiva, Darwin deixou muitos pontos sem explicação. Com o avanço do conhecimento científico, principalmente os conhecimentos em genética, essas lacunas foram preenchidas. No Neodarwinismo, o Darwinismo é complementado com novos conhecimentos científicos.

Teoria evolucionista, também conhecida por teoria sintética da evolução, proposta em 1942 por Mayr, Simpson e Dobzhansky, segundo a qual a evolução dos seres vivos pode ser explicada tendo em conta duas ideias fundamentais: a variabilidade genética e a seleção natural.

Essa teoria considera que as mutações, combinações gênicas, e seleção natural são os fatores principais que culminam na evolução; sendo as combinações gênicas consequências da segregação independente dos cromossomos, e permutações que ocorrem durante a meiose.

O neodarwinismo admite que os principais fatores evolutivos são a seleção natural, proposta por Darwin, a recombinação gênica e a mutação.

Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele.

O Darwinismo baseia-se, fundamentalmente, em três ideias: variabilidade intraespecífica, seleção natural e reprodução diferencial. O Neodarwinismo explica a existência da variabilidade intraespecífica na população inicial através da ocorrência de mutações e de fenómenos de recombinação génica (meiose e fecundação).

Segundo Darwin, haveria uma “luta pela sobrevivência” e apenas aqueles com características mais vantajosas poderiam sobreviver e reproduzir-se. Os indivíduos com características menos vantajosas não sobreviveriam às pressões do meio e, consequentemente, não se reproduziriam.

Charles Darwin

Recebe esse nome uma vez que se baseia no Darwinismo, que é a teoria da evolução desenvolvida por Charles Darwin (1808-1882), no século XIX. Este estudo social foi desenvolvido entre os séculos XIX e XX pelo filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903), que antes de Darwin pensou no tema da evolução.

A teoria neodarwinista, ou teoria sintética da evolução, está baseada nos estudos propostos por Darwin, mas acrescenta informações genéticas aos conceitos darwinistas. A seleção natural é uma ideia darwinista que propõe uma influência do ambiente sobre os seres vivos.

Desenvolvida principalmente por Charles Darwin, a teoria do Evolucionismo afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural.

A Teoria da Evolução mais recente é chamada de Neodarwinismo (também conhecida como Teoria Sintética ou Moderna). Ela não nega o Darwinismo, apenas o complementa.

O darwinismo provavelmente deu seu estímulo à Biologia, todavia, o mundo só teria ganhado sem ele. Sem o darwinismo certamente não haveria a eugenia de Galton, Spencer, Huxley, Darwin, Paul Broca, Lombroso, entre tantos outros destacados evolucionistas, que influenciaram as sociedades com suas idéias.

O grande problema do darwinismo é sua pretensão de explicar a existência de todas as formas de vida através de um mecanismo cego como a seleção natural e sua conseqüente negação de toda teleologia rumo um transcendente.

Darwinismo social é um nome moderno dado a várias teorias da sociedade, que surgiram no Reino Unido, América do Norte e Europa Ocidental, na década de 1870.