O que vem a ser over price?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Se trata do “over price”, ou sobrepreço, que nada mais é do que fixação da comissão de corretagem em patamares acima da tabela de honorários pré-estabelecida pelo CRECI, a depender de cada região.

“Art. 6º - É vedado ao Corretor de Imóveis:"[...]"III - promover a intermediação com cobrança de “over-price”;"[...]"V - receber comissões em desacordo com a Tabela aprovada ou vantagens que não correspondam a serviços efetiva e licitamente prestados".

Portanto, se o dono do imóvel não deseja pagar comissão, basta não solicitar que um corretor avalie ou mostre seu imóvel. Pode o proprietário fazer tudo sozinho, sem nenhum profissional intermediando. Caso deseje segurança, poderá contratar um advogado especializado para elaborar o contrato.

Quando a comissão deverá ser paga? Convencionalmente, a comissão deve ser paga na assinatura do Contrato de Compra e Venda, podendo ser feito um acordo para pagá-la em outro momento (quando da matrícula ou escritura do imóvel, por exemplo).

Ainda segundo o Código de Ética, essa é uma infração grave, que pode gerar multa, ou até mesmo a suspensão do profissional que a comete.

Levando isso em consideração, segundo a lei, quem paga pela comissão do corretor de imóveis é quem contrata o serviço, ou seja, majoritariamente quem tem interesse em vender o imóvel.

O art. 728 do Código Civil estabelece que, se o negócio se concluir com a intermediação de mais de um corretor, a remuneração será paga a todos em partes iguais, salvo ajuste em contrário.

A profissão de corretor de imóveis tem o Código de Ética instituído através da Resolução Cofeci nº 326/92 e dispõe sobre deveres em relação ao exercício da profissão de corretores de imóveis, condutas no relacionamento entre colegas da classe e clientes, assim como vedações no exercício profissional e possíveis ...

Qual o melhor regime para um corretor de imóveis? Se você, corretor, trabalha como autônomo, o regime mais indicado é o Simples Nacional. Porém, há a desvantagem de não poder abrir uma MEI. O indicado é abrir uma EI ou EIRELI.

A resposta rápida é que sim, ao contar com o serviço do corretor de imóveis, é indispensável que se pague pelo trabalho desse profissional.

Com a intermediação do corretor de imóveis, o profissional possuirá de todas as informações do imóvel e realizará as visitas com o cliente ao imóvel, economizando o tempo do proprietário que poderia ser melhor aproveitado por alguém realmente interessado em adquirir a propriedade.

Esse valor varia para cada estado, mas costuma ficar próximo de 1% do valor do imóvel para avaliações por escrito ou uma anuidade do CRECI para um parecer verbal.

É obrigatório ter um corretor de imóveis em uma negociação de compra e venda? De início, é preciso esclarecer que nada na lei impede que alguém resolva vender o seu imóvel sem a assistência de um corretor.

Não, a intermediação e administração de imóveis é feita exclusivamente pelo detentor do titulo de técnico em transações imobiliárias inscrito no CRECI do seu estado. Você pode ser procurador do proprietário para agir em nome dele, mas não pode anunciar e nem agir como se Corretor de Imóveis fosse.

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); As despesas informadas pelo banco, caso financie o imóvel; A contratação de despachante para auxiliar com os registros; Outras despesas de registro relacionadas à aquisição do imóvel.

Continuar lendo O que é over asiático?