O que vem depois baixa definitiva?

Perguntado por: odinis2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Após a baixa, os autos do processo são encerrados e não há mais possibilidade de recursos ou de alteração da decisão final. É importante destacar que a baixa definitiva é um momento importante do processo judicial, pois marca o fim da sua tramitação e a conclusão do litígio entre as partes envolvidas.

Em termos simples, a baixa definitiva indica que o processo encerrou. Ou seja, após a baixa, não há mais possibilidade de recursos ou revisões.

Após, os autos do processo retornam à Vara de origem, onde tem início uma nova fase: a execução. Nessa fase são elaborados os cálculos, para que se pague o que é devido à parte vencedora.

Com uma pesquisa realizada por número de CPF, é possível identificar a existência de ações onde você eventualmente conste como parte. É possível também solicitar certidão judicial, de forma gratuita e online, onde constará a existência ou não de ações judiciais nas quais o solicitante é parte.

Consideram-se baixados os processos: a) remetidos para outros órgãos judiciais competentes, desde que vinculados a tribunais diferentes; b) remetidos para as instâncias superiores; c) arquivados definitivamente; d) em que houve decisões que transitaram em julgado e iniciou-se a liquidação, cumprimento ou execução.

A fase “Baixa Definitiva ao PJe para Execução de Sentença (Autos Digitalizados)” é utilizada nos casos em que o processo de conhecimento tramitava no Mumps-Caché e foi digitalizado para dar início à fase de execução/cumprimento no PJe.

Quando um processo é baixado ele se torna indisponível para consulta e pesquisas dos usuários comuns. Já quando o processo é arquivado, apesar de não estar mais em tramitação, ele ainda fica disponível para consultas e pesquisas, por qualquer usuário.

ARQUIVAMENTO DEFINITIVO, é realizado em processos com sentenças transitadas em julgado ou com decisões que põem fim a incidentes processuais e não mais podem ser modificadas por meio de agravo. Em ambos os casos, para o SCP Virtual e para a Estatística de Judicância, o processo se acha no estado de 'Julgado'.

Um processo é arquivado definitivamente quando não existe nenhum motivo para prosseguir com aquele processo e/ou a decisão final já foi tomada e ele é encerrado definitivamente. Também é usado o termo “processo baixado”.

O prazo é de cerca de 90 dias para que seja dada baixa nos apontamentos e na consequente baixa nos antecedentes criminais, ou seja, passado o prazo, poderá ser emitido o atestado de antecedentes sem nenhum apontamento em qualquer computador, como se nunca houvesse qualquer processo criminal.

Ainda de acordo com a nova norma, os processos estarão aptos à eliminação após cinco anos do arquivamento definitivo.

Se o processo tiver decisão final e ocorrer o decurso do prazo processual sem que haja interposição de recurso, ocorrerá o trânsito em julgado da decisão e, subsequentemente, a baixa do processo.

Por isso, não é possível responder com exatidão, mas apenas indicar que é razoável que o processo leve entre 6 meses e um ano para retornar ao juizado de origem, já com sentença transitada em julgado, para sua execução (se houver na sentença ou na decisão da turma recursal) condenação a executar.

Em geral, após todos os procedimentos terem sido analisados, existe um prazo médio de dez a trinta dias para que a decisão judicial seja determinada. No entanto, em algumas situações, esse período pode ser prolongado e há diversos fatores que podem incidir sobre esse adiamento.

O processo tem seu fim quando a sentença é definitivamente cumprida.

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

Quando o processo está concluso para sentença, o que vem depois? Depois de “concluso para sentença”, o próximo passo é a prolação da sentença pelo juiz responsável pelo caso.

O corregedor explica que para que haja a baixa definitiva de processos é preciso que as determinações que constam na sentença tenham sido cumpridas. Ocorrendo o trânsito em julgado e não havendo movimentações pendentes ou necessárias, ele pode ser arquivado definitivamente.

Baixado vem do verbo baixar. O mesmo que: agachado, abaixado, arriado, descaído, descido, decrescido, diminuído, encolhido, minguado.

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.