O que vem depois da conclusão ao juiz?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O que vem depois de concluso para sentença? O processo será encaminhado ao juiz responsável para que seja proferida a sentença.

A conclusão do processo é apenas para a unidade na qual o processo se encontra atualmente. Ela indica que as atividades a serem feitas para aquele processo, naquela unidade, já foram concluídas e, assim, está pronto, por exemplo, para o envio para outra unidade (após envio, o processo perde esse status de concluído).

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

o encerramento da conclusão, neste caso quando, após o registro da conclusão, o magistrado determina a prática de ato processual antes de proferir a respectiva decisão (ex.: quando determina a reabertura da instrução do incidente para produção de outras provas, manifestação da parte adversa, etc.);

No entanto, os autos conclusos para despacho não devem ser confundidos com o fim de um processo. No primeiro, significa apenas que estes estão prontos para serem analisados pelo juiz. Já o segundo diz respeito ao processo que já foi verificado e a sentença ou despacho já decididos.

15 dias

O prazo para esse processo, normalmente, é de 5 a 15 dias. Isso se o advogado estiver fazendo tudo conforme o definido pela Constituição Civil.

Já a Data de conclusão depende da previsão de quando o negócio deverá ser concluído, seja ele ganho ou perdido. A data de conclusão também é preenchida automaticamente quando você altera o status de uma negociação que estava Em Andamento para Ganho/Perdido.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Então, se o processo subiu para a segunda instância, quer dizer que houve recurso contra a decisão do juiz e, assim, o caso passa a ser examinado pelos desembargadores. A decisão agora será colegiada, ou seja, feita por uma turma de magistrados, um grupo de juízes.

Dessa forma, a expressão “conclusos para sentença” quer dizer que o processo está com o juiz para que ele dê sua decisão sobre o que foi pedido.

3 – CONCLUIDO
Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS. INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO): Resposta que ninguém deseja.

O que ocorre depois da juntada de petição? Depois da juntada da petição, os autos são encaminhados para o juiz. O julgador analisa o pedido, podendo deferi-la ou indeferi-la, tanto total ou parcialmente. Assim, após o pronunciamento do juiz, o processo corre normalmente.

Em média, um processo criminal leva 3 anos e 10 meses para chegar à primeira sentença na Justiça estadual. Nos casos do Tribunal do Júri, o tempo médio é de 4 anos e 7 meses até a sentença em primeira instância.

”Concluso”, nos meios jurídicos, significa que o processo está à disposição do Juiz, aguardando uma decisão. Pode ser uma decisão inicial, intermediária ou mesmo final.

Retorno DA conclusão é quando o processo estava com o juiz e voltou para o cartório, retorno PARA conclusão significa que foi para o juiz.

Encerrada a conclusão, o que isso significa? Encerrada a conclusão na Justiça do Trabalho ou Processo concluso, significa que o processo já está com o juiz para que ele escreva algum tipo de decisão, seja uma sentença, despacho, voto, decisão interlocutória, entre outros.

Já os de sucumbência resultam da condenação de quem perdeu o processo. Nesse cenário, quem perde a ação deverá pagar ao advogado de quem ganhou. O pagamento inclui, além dos honorários do profissional, o valor das custas processuais – que são as despesas decorrentes da causa – pago no decorrer do processo.

CONCLUSO PARA DESPACHO – DECISÃO DO JUIZ
O termo concluso quer dizer que os autos (processos) estão à disposição do juize que ele dará o seu parecer e se manifestará depois de analisar o conteúdo de uma petição (documento onde o advogado expõe algo e anexa provas e documentos).

Os despachos, as decisões e sentenças são redigidos, datados e assinados pelos juízes, enquanto os acórdãos são feitos pelos desembargadores.

Cumprimento de sentença é a fase do processo civil que satisfaz o título de execução judicial. É o procedimento que concretiza a decisão do juiz feita ao fim do processo de conhecimento. O cumprimento de sentença está fundamentado entre os artigos 513 e 538 do Novo Código de Processo Civil (CPC/2015).

No documento, o magistrado libera o credor para sacar o dinheiro que se encontra em depósito. A validade do alvará é de até 60 dias. Dentro desse prazo, deve-se cumprir algumas etapas burocráticas, por isso a liberação não ocorre imediatamente.