O que você entende por iluminura?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

O termo "iluminura" é geralmente empregue para designar todo o conjunto pictórico de carácter decorativo ou ilustrativo que acompanhava os textos dos códices e dos livros manuscritos do período medieval.

As iluminuras completavam as páginas dos códices dos mais diversos assuntos tratados na Idade Média: a Bíblia e os comentários aos seus livros, saltérios, livro das horas, livros de medicina, bestiários etc.

Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo aplica-se igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média.

Os trabalhos eram ilustrados com iluminuras, pinturas que recebiam folhas de ouro que “iluminavam” a imagem. As cores eram obtidas de plantas, minerais, sangue e insetos. O pigmento era misturado com clara,gema de ovo e cera de abelha para deixá-lo mais consistente e permanente.

Os primeiros estudos acadêmicos sobre a iluminura datam do início do século XX e, ao que tudo indica, o grande impulso foi dado por Émile Male. podemos nos esquecer de que William Morris era um colecionador de livros medievais iluminados e que chegou a publicar textos sobre esse assunto. MORRIS, William.

Os mais antigos testemunhos de iluminura remontam ao Egito Antigo. Nesta civilização realizavam-se ilustrações em rolos de papiro, acompanhando textos hieroglíficos, como os "Livros dos Mortos", executados para personagens importantes da sociedade (soberanos, aristocratas, sacerdotes, etc.).

O termo Iluminura designa a decoração total ou parcial de uma página de manuscrito. Etimologicamente a palavra deriva da expressão em latim miniare, que designa o uso do minium, do vermelho, para a escrita das iniciais. Atualmente o termo é usado para as obras pintadas sobre marfim dos séculos XVIII e XIX.

Os monges copistas faziam essa atividade por penitência, pois era muito dolorosa. Toda a atividade era feita à pena, em pergaminho (nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever) o que dificultava a escrita.

Esse trabalho é uma junção de iluminura com gravuras, ou seja, é um tipo de poesia visual, que une o texto literário e a imagem, através de uma técnica medieval aliada aos modernos processos de gravação em papel.

Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo aplica-se igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média.

Resposta: cerimônia de Vassalagem, por meio da qual o Rei designava e concedia, simbolicamente, o controle de um dos seus territórios a um nobre, que governaria, em nome do Rei, aquelas terras.

A arte Bizantina utiliza-se de algumas técnicas artísticas na sua produção, entre elas a pintura em afrescos, mosaicos e iluminuras. Quanto às Iluminuras, assinale o único item que NÃO representa uma de suas características: Arte que precedeu a ilutração de livros, eram copiadas à mão.

Na Idade Média os livros que ais utilizaram iluminuras foram a Bíblia (ou fragmentos de algumas de suas partes), os saltérios (livros de coro ou de devoção com salmos), ou os Livros das horas, que eram livros de devoções para distintas “horas”, relacionadas com a vida de Cristo ou da Virgem Maria, e as atividades ...

Os manuscritos iluminados podiam tratar de temas históricos, literários ou litúrgicos. Nesse último caso, continham os ofícios do rito católico ou preces para uso individual. É nessa categoria que se enquadram os Manuscritos Iluminados do Arquivo Nacional.

Em qual período a arte se ateve às iluminuras? Idade Contemporânea.

Origem dos bestiários
Abutres numa iluminura do Bestiário de Aberdeen, séc. XIII.