O que você entende por sensoriamento remoto explique seu funcionamento e dê exemplos?

Perguntado por: dnogueira2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Sensoriamento remoto é o uso de radiação eletromagnética para recolher imagens e dados sobre a superfície terrestre. Com essa tecnologia, as informações são coletadas por sensores que estão distantes do objeto ou da área analisada. O material colhido através do sensoriamento remoto é bastante preciso e autêntico.

Existem dois tipos principais de sensoriamento remoto classificados de acordo com a fonte de sinal que utilizam para explorar o objeto, ativo e passivo. Os instrumentos de sensoriamento remoto ativo operam com a sua própria fonte de emissão ou luz, enquanto que os de sensoriamento remoto passivo dependem do refletido.

O sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto. Assim sendo, toda a informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em geral.

Os sensores são conhecidos pela sua capacidade de detectar estímulos físicos, químicos ou biológicos e dar respostas por meio de sinais de advertência. Atualmente, existem sensores para os mais diversos usos, como em portas, leitores de código de barras, elevadores, automóveis, equipamentos médicos, agrícolas, etc.

Sensoriamento remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção de imagens à distância, sobre a superfície terrestre. Estas imagens são adquiridas através de aparelhos denominados sensores remotos.

Especialmente no Brasil, um país de proporções continentais, o sensoriamento remoto é utilizado no levantamento de recursos naturais e no monitoramento do meio ambiente visando ao desenvolvimento econômico e social.

Conheça os principais usos do sensoriamento remoto

  • Mapeamento do Uso do Solo. ...
  • Previsão do tempo. ...
  • Estudo Ambiental. ...
  • Agricultura. ...
  • Estudo de riscos naturais. ...
  • Petróleo e Gás. ...
  • Recursos Hídricos.

Três elementos são fundamentais para o funcionamento de um sistema de Sensoriamento Remoto: a) Objeto de estudo; b) Radiação Eletromagnética; c) Sensor.

O sensoriamento remoto é o emprego de imagens da superfície da Terra para a realização de estudos. Ele refere-se à obtenção de informações sem o contato direto entre o pesquisador ou o equipamento e o objeto de estudo.

O sensoriamento remoto é uma das principais tecnologias utilizadas atualmente, é um sistema de obtenção de informações aéreas ou espaciais. Sensores remotos localizados em satélites artificiais captam,registram e processam imagens de energia refletida por elementos da superfície terrestre.

envolve 7 etapas, sendo elas : • Fonte de energia ou iluminação (A) • Radiação e atmosfera (B) • Interação com o alvo (C) • Registro da energia pelo sensor (D) • Transmissão, recepção e processamento (E) • Interpretação e análise (F) • Aplicação (G) O sensoriamento remoto envolve uma interação entre a radiação ...

Um dos principais usos do sensoriamento remoto é o monitoramento ambiental. Os satélites podem ser usados para detectar desmatamento, crescimento urbano, perda de áreas úmidas, etc. Eles também podem ser usados para monitorar a qualidade do ar e da água.

Um sensor óptico pode medir a cor do chá para remover o saquinho de chá quando a força desejada for alcançada. Um atuador, como um solenóide, pode soltar o saquinho de chá usado no recipiente de resíduos.

sensores de pressão, sensores de nível, sensores de vazão e sensores de temperatura. Dentre os tipos mais comuns também estão os ultrassônicos, magnéticos, fotoelétricos, capacitivos e os indutivos. De acordo com especialistas, a cada ano, surgem sensores mais modernos para uso em uma infinidade industriais.

Como podemos notar, o sensoriamento remoto é uma importante ferramenta para a melhor compreensão do espaço geográfico, sendo muito utilizado tanto para fins militares quanto para pesquisas científicas, ações de planejamento governamental, previsões meteorológicas, entre outras funções.

A importância do sensoriamento remoto
Toda a ação de levantar dados, informações e imagens da superfície terrestre nos ajuda a entender melhor o planeta Terra de uma forma geral. Ele revela diversos dados geográficos e até históricos.

O sensoriamento remoto tem sido usado para monitorar o desmatamento em áreas florestais. Através da análise de imagens de satélite, é possível identificar áreas desmatadas e monitorar a evolução do desmatamento ao longo do tempo.