O

Qual é o correto a meu ver ou ao meu ver?

Ao meu ver ou a meu ver, ele é honesto? Não se deve usar artigo nestas expressões, em que o substantivo ver significa “opinião, juízo”: a meu ver, a seu ver, a nosso ver – A meu ver, ele é honesto. Também não se usa artigo emestar a par: Estavam todos a par (e não ao par) dos últimos acontecimentos.

... Ler mais

Qual o conceito de gerúndio?

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

... Ler mais

Qual música tem metáfora?

"Você é luz, é raio, estrela e luar. Manhã de sol, meu iá iá, meu iô iô." Nesse trecho da música "Fogo e Paixão", do cantor Wando, é possível observar a metáfora usada pelo compositor para transmitir a mensagem do que a pessoa a quem ele faz referência significa para ele.

... Ler mais

Que figura de linguagem está presente na frase morreria de tristeza?

Hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero.

... Ler mais

Qual o nome da figura de linguagem que tem duplo sentido?

Ambiguidade é uma figura de linguagem muito utilizada no meio artístico, de forma poética e literária. Porém, em textos técnicos e redações ela é considerada um vício (e deve ser evitada). Ela ocorre quando uma frase fica com duplo sentido, confundindo a interpretação.

... Ler mais

Qual a figura de linguagem que fala o oposto?

A antítese é um recurso de texto usado para expor ideias opostas. Assim, dando ênfase ao discurso empregue, ela é capaz de provocar um efeito de interpretação no leitor. Essa característica é uma marca das figuras de linguagem.

... Ler mais

É correto dizer muita vez?

Embora até pareça estranho, tanto faz dizer e escrever: “Muitas vezes” estudamos isso ou “Muita vez” estudamos isso. MUITA VEZ, segundo ensinam os clássicos, é locução adverbial sinônima de MUITAS VEZES, configurando forma perfeitamente correta, aceita e adequada de expressão.

... Ler mais

Qual o correto muito ou muitos?

A forma correta de escrever é MUITO, apesar de ter uma pronúncia nasal. É isso, gente!

... Ler mais

Como identificar um anacoluto?

O anacoluto é caracterizado por quebrar a estrutura sintática do enunciado, isolando um elemento no início, que acaba sem função sintática. O anacoluto é uma figura de linguagem relacionada à sintaxe do enunciado, ou seja, à estrutura da sentença e à relação das palavras que a compõem.

... Ler mais

O que significa a palavra hipérbato?

Hipérbato é o nome da figura de linguagem em que ocorre a quebra da estrutura lógica do enunciado e, por isso, também é conhecido como inversão.

... Ler mais

Quais são os pronomes anafóricos?

Os termos anafóricos, normalmente representados pelos demonstrativos ESSE, ESSA, ESSES, ESSAS, ISSO, AQUELE, AQUILO (e variações), fazem referência a ideia anterior.

... Ler mais

O que é cacofonia e exemplos?

Exemplo: "Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será". No ramo musical, a cacofonia é o nome dado para a junção de vários sons discordantes e desafinados.

... Ler mais

Quais são as palavras polissemia?

A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo. A homonímia faz referência a vocábulos que possuem a mesma pronúncia e/ou grafia.

... Ler mais

O que é Cacófato vícios de linguagem?

A Cacofonia ou Cacófato é um vício de linguagem que representa o som estranho ou engraçado gerado pela união de algumas sílabas. Ela ocorre normalmente entre a sílaba do final de uma palavra e do início de outra. Também podem produzir palavras novas denominadas de neologismos.

... Ler mais

Quais são os vícios de linguagem?

Podem ser assim classificados: ambiguidade, barbarismo, cacofonia, estrangeirismo, hiato, colisão, eco, pleonasmo, solecismo, preciosismo, plebeísmo, arcaísmo e parequema.

... Ler mais

O que é flagrante e fragrante?

Observação: a expressão “deram um flagrante” quer dizer que alguém foi surpreendido no momento exato que praticava determinada ação. Fragrante: usa-se quando significar perfumado, cheiroso, aromático.

... Ler mais

Como se escreve a palavra Binóquio?

substantivo masculino Duplo conjunto de lentes de longo alcance (usado em teatros, campo, mar, hipódromos etc.).

... Ler mais

É raro ter sinestesia?

Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas. A sinestesia é um processo involuntário do cérebro, e sua causa ainda é desconhecida. Acredita-se apenas que ela tenha causa hereditária, seja mais comum em mulheres e em pessoas canhotas.

... Ler mais

Porque a ambiguidade deve ser evitada?

Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais. Assim, quando surgem por descuido, as ambiguidades são consideradas vícios de linguagem.

... Ler mais