O que é Cacófato vícios de linguagem?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

A Cacofonia ou Cacófato é um vício de linguagem que representa o som estranho ou engraçado gerado pela união de algumas sílabas. Ela ocorre normalmente entre a sílaba do final de uma palavra e do início de outra. Também podem produzir palavras novas denominadas de neologismos.

Cacofonia diz respeito à produção de sons desagradáveis que podem causar estranhamento aos ouvintes. Esse fenômeno pode ser classificado como um vício de fala e, de acordo com a gramática normativa, deve ser evitado, a fim de que a comunicação seja estabelecida com o mínimo possível de ruído.

É o som desagradável, ou palavra obscena, formado pelo encontro das sílabas finais de uma palavra com as iniciais da seguinte.

Que ou aquele que tem o hábito de comer o que é imundo.

Cacofonia se refere a um vício de linguagem em que ocorre a formação de um som desagradável ao ouvido quando uma expressão é construída pelas sílabas finais de uma palavra com as inicias de outra. Muito frequente na linguagem coloquial, na cacofonia expressões são formadas pela junção de sílabas com outras sílabas.

A cacofonia também é chamada de cacófato, palavra que possui origem grega em “kakophónía”, que significa “som ruim”, ou “algo que soa mal”. À título de curiosidade, a eufonia, por outro lado, é o contrário da cacofonia. Ou seja, é quando ocorre a junção de fonemas ou palavras que resulta em um som agradável.

Observe que o contrário da cacofonia é a “eufonia”, ou seja, a união de sílabas que geram um som agradável.

7 truques para evitar a cacofonia em seus textos

  1. Faça uma leitura em voz alta. ...
  2. Estude a oralidade da língua. ...
  3. Adote algumas precauções. ...
  4. Conheça os cacófatos mais comuns. ...
  5. Peça alguém para revisar o seu texto. ...
  6. Reformule seu discurso. ...
  7. Familiarize-se com sinônimos.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Quais os tipos dos vícios de linguagem?

  1. Arcaísmo. O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. ...
  2. Barbarismo. ...
  3. Solecismo. ...
  4. Neologismo. ...
  5. Pleonasmo.

Os vícios de linguagem são desvios não intencionais da norma-padrão da língua, gerando problemas de entendimento do enunciado ou ruídos na comunicação.
...
Exemplos:

  • “Sair para fora”
  • “Entrar para dentro”
  • “Descer para baixo”
  • “Subir para cima”
  • Ambiguidade.

Pleonasmo vicioso
Neste caso é uma redundância desnecessária e não agrega nenhum valor ao que está sendo dito ou escrito. Veja estes exemplos: Entrar para dentro. Sair para fora.

Qual exemplo que define CACOFONIA? Sua resposta: Vou-me já, pois está tarde. CACOFONIA: é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação de palavras, que ao serem pronunciadas podem dar um sentido pejorativo, obsceno ou mesmo engraçado. 45.85% das pessoas responderam corretamente.

Todas as vezes em que o termo se referir a uma condição, ela é escrita de forma separada. Para ficar mais fácil de lembrar, substitua o “se não” por caso não. Se a frase continuar a fazer sentido, é porque é “se não” separado.

Hacker Typer é um simulador de hacker gratuito para PC, onde os usuários podem fingir digitar códigos complexos rapidamente. A ferramenta funciona como uma espécie de brincadeira para impressionar amigos, que também conta com uma série de configurações para personalizar a sua experiência.

Significado de Jumelo
substantivo masculino O mesmo que algema, acepção 4. [Automóvel] Cada uma das peças que, através de suporte, articulam o feixe de molas com a longarina.

Polvarim, polvarinho, polvorinho, polvorim é um objeto usado para guardar pólvora, feito de chifre de animais, de marfim e outros materiais. Usava-se para carregar as armas com pólvora.

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

Sinédoque e metonímia
Alguns defendem que na sinédoque ocorre uma relação quantitativa entre os termos da frase, ocorrendo redução ou ampliação, e na metonímia ocorre uma relação qualitativa, havendo contiguidade entre os termos da frase.

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.