Onde a cartografia está presente no cotidiano?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.

A cartografia é o estudo que trata da representação da Terra ou parte dela através de mapas, cartas e outros tipos de documentações.

A cartografia é a ciência que estuda, analisa e produz mapas e as representações cartográficas. Podemos falar que a cartografia é o conjunto de técnicas científica que visa o desenvolvimento de documentos que representem uma área. Você pode ler mais sobre cartografia, mapeamento e suas aplicações.

A cartografia Social no Brasil ganha visibilidade na Amazônia, sendo utilizado como instrumento de luta das comunidades tradicionais da floresta (Acselrad,2008).

Os mapas cartográficos auxiliam na agricultura, previsão do tempo, construção de rodovias, aviação, planejamento ambiental e em vários sistemas de orientação que usamos no dia a dia. Esta ciência também é muito importante para o estudo de diversas áreas da Geografia.

Principais ramos da cartografia. Elementos de geodésia. Sistemas de projeção. Sistema de Coordenadas.

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.

Os principais tipos de mapa são:

  1. Mapa físico. Os mapas físicos são representações de elementos físicos e naturais de um território, que independem da ação humana. ...
  2. Mapa político. ...
  3. Mapa demográfico. ...
  4. Mapa histórico. ...
  5. Mapa econômico. ...
  6. Mapa de vegetação. ...
  7. Mapa estilizado (anamorfose)

Cartografia é o estudo da representação da realidade de forma gráfica. Essa ciência estuda, analisa e produz mapas, plantas, gráficos e tabelas de uma determinada localidade. A cartografia está em constante alteração e envolve recolhimento de dados, investigação científica, além de Matemática, História e tecnologias.

A cartografia social visa identificar o território, mapeando características socioespaciais da população em tela. Seu objetivo é garantir os interesses socioambiental, econômico e cultural ou com vínculos ancestrais e simbólicos de diferentes tipos de comunidade (Gorayeb, 2014).

Os elementos obrigatórios de um mapa são cinco: título, legenda, escala cartográfica, orientação e projeção.

A Cartografia foi a principal ferramenta usada pela humanidade para ampliar os espaços territoriais e organizar sua ocupação. Hoje ela está presente no cotidiano da sociedade, levando soluções para problemas urbanos, de segurança, saúde pública, turismo e auxiliando as navegações.

Conhecer cartografia é muito importante, pois proporciona a aquisição de conhecimentos e compreensão do espaço geográfico, levando o aluno a analisá-lo de forma crítica e atuar na realidade à qual pertence, contribuindo para a construção da cidadania.

A proposta é muito simples: fazer com que os seus alunos encontrem objetos utilizando um ou mais mapas, a fim de que eles compreendam a importância de estudar cartografia. Para isso, antes de iniciar a aula, o professor deve produzir um mapa – ou um esboço – da área em que será realizada a brincadeira.

Muito antes do desenvolvimento da linguagem, o homem já desenhava nas cavernas, em blocos de argilas em peles de animais. A Cartografia sempre fez parte da história da humanidade para representar o espaço vivido, e sem dúvida, está ligado ao contexto histórico de cada época.

Resumo: A cartografia social é um ramo do conhecimento cartográfico e tem se configurado como uma importante metologia participativa com cunho social, pelo fato de oferecer possibilidades de dar poder, visibilidade e voz aos povos tradicionais e grupos sociais fragilizados.

Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro.

Em nossos dias atuais as avançadas tecnologias tomaram conta do nosso dia a dia, tornando assim a cartografia digital em um instrumento valioso para os estudos geográficos e ambientais, possibilitando uma gama maior de fonte de obtenções de dados cartográficos, seja por imageamento de satélite através das técnicas de ...

Além de servir para localização geográfica, é uma variável importante para estudar os tipos de clima da Terra, pois a incidência de raios solares no planeta é maior nos lugares com latitudes menores, isto é, mais próximas à linha do Equador.