Onde apertar para acalmar a ansiedade?

Perguntado por: mguterres . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Fazer exercícios e conversar são os remédios mais comuns, mas há mais opções

  1. Respiração diafragmática. Quando estamos estressados, o corpo precisa de mais oxigênio e a respiração se acelera. ...
  2. Relaxamento muscular progressivo. ...
  3. Visualização positiva. ...
  4. Rir e sorrir. ...
  5. Yoga e pilates.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

As frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi e acerola são ótimas opções para sucos. Elas possuem altas taxas de Flavonoides e Vitamina C, dois componentes importantes para combater a ansiedade. Diminuem a irritabilidade, a inquietação, regulam os hormônios e controlam a fadiga causada por esse problema.

6 remédios caseiros comprovados para ansiedade

  1. Kava-kava. ...
  2. Valeriana. ...
  3. Ashwagandha. ...
  4. Erva cidreira. ...
  5. Camomila. ...
  6. Lavanda.

A tática consiste em aplicar um cubo de gelo sobre a pele, geralmente na palma da mão, e observar e absorver sua reação, desviando o foco dos sintomas da crise. “Ao entrar em contato com a pele, o gelo ativa receptores neurológicos que podem levar ao relaxamento”, explica Nathalia.

Inspire e expire pelo nariz e comece enchendo o abdome de ar. Em seguida, sinta o ar subir para o peito. Ao expirar, esvazie o tórax primeiro e depois sinta o abdome esvaziar como um balão. Este padrão respiratório lento, consciente e específico ajuda a focar a mente no momento presente.

Pratique uma atividade física
A prática regular de atividade física é uma ótima forma de desacelerar a mente, seja um simples caminhada ou um exercício mais intenso. Movimentar o corpo mantém nosso foco na prática física e traz nossa consciência para o momento presente.

Santo Expedito nos tire a ansiedade.

Respiração quadrada (Sama Vritti)
Inspire lentamente pelo nariz contando até quatro, pause por 4 segundos, expire pela boca contando até quatro e pause por mais 4 segundos. No final, é como se você estivesse formando um quadrado respiratório, com 4 segundos em cada etapa.

A ansiedade noturna é desencadeada pelos altos níveis de estresse gerados ao longo do dia, seja por questões profissionais ou pessoais. À noite, depois que as obrigações se encerram, recebemos menos estímulos à distração e abrimos espaço para as preocupações.

"Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação", descreve a pesquisadora.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Os transtornos de ansiedade não têm cura. O prognóstico é bastante variável. Há pacientes que fazem tratamento por um tempo e não voltam a ter o quadro novamente, há pacientes que têm vários episódios na vida e há pessoas que precisam fazer uso contínuo de medicamentos.

Leite é um dos alimentos que combatem a ansiedade
É uma ótima fonte de triptofano, um aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade. Ademais, a substância aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

Chá da casca do limão ajuda a controlar ansiedade; mas tem um segredo

  1. Limoneno.
  2. Segredo: não ferva a casca.
  3. O certo é: após pré-ferver somente a água (quando estiver entre morna e quente, mas sem levantar fervura), faça a infusão da casca do limão por apenas 3 minutos e pronto, depois é só beber.