Onde começa a dor de rins?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Como é a dor da pedra no rim? A dor se caracteriza por início súbito, intenso, localizada na região lombar e comumente irradiada para a região lateral do abdome. Pode vir acompanhada de náuseas e vômitos.

Evitar consumir muita proteína, alimentos com vitamina C e eliminar o sal da dieta; Tomar chá de quebra-pedra, que ajuda a evitar a formação de grandes pedras; Usar bolsa de água quente na região da dor. O calor ajuda a dilatar os canais urinários, facilitando a passagem do cálculo, além de promover o alívio da dor.

Antiespasmódicos:
Ajudam a diminuir os espasmos nos rins, bexiga e vias urinárias, causados pela oclusão do fluxo normal da urina. Exemplo: Buscopan.

Os sintomas da falência ou injúria renal aguda podem incluir a diminuição da urina, sonolência, falta de ar, confusão, dor ou pressão no peito, convulsões e coma, quando em estágios avançados. Muitas vezes, essa condição é apenas identificada devido a exames de laboratório realizados por outras razões.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.

A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente, principalmente quando se trata de pedra nos rins. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave e é caracterizada por pontadas, sensação de queimação ou perfuração.

As pedras alojadas nos rins não costumam causar desconforto. Mas quando elas se deslocam e percorrem até a bexiga, a pessoa pode sentir picos intensos de dor abdominal (cólicas).

A cólica renal é uma dor muito intensa que surge repentinamente na região lombar de um dos lados e pode irradiar para abdome, testículos e para vagina. Normalmente vem associada a náuseas e vômitos. A presença de febre pode significar que tenha uma infecção associada e sinaliza uma situação mais preocupante.

Sempre tentamos evitar uso de antiinflamatórios em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador, mas isso não é contra indicação absoluta. O uso de analgésicos como paracetamol ou dipirona costuma ser utilizado, assim como descongestionante nasal.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

A dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como alterações nas funções do próprio rim, infecções ou problemas de coluna, que podem causar diferentes sintomas, como dor, alterações na cor da urina e ardor ao urinar.