Onde começa o infinito?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Vejamos: os números naturais –1, 2, 3, e por aí vai– formam um conjunto infinito. Mas o que distingue esse conjunto é que podemos contar seus elementos. Um infinito que se pode contar é o menor de todos. Mas há ainda infinitos maiores, ou que não podemos contar.

Respondendo a pergunta inicial da palestra, o que é o infinito, os alunos responderam que “algo que não podemos contar”. A partir daí, Hugo iniciou sua palestra com objetivo de demonstrar que, matematicamente, o infinito pode sim ser contado.

A origem do símbolo do infinito
Historicamente, foi o sacerdote e matemático inglês John Wallis (1616-1703) quem usou o símbolo do infinito pela primeira vez na matemática, em 1655.

Um número maior ainda é chamado googolplex, que é um número 1 seguido de googol zeros. É difícil até imaginar! Para escrever este número, a gente precisaria de uma pilha de papel que provavelmente nem caberia no Universo! Por maiores que sejam esses números, eles não podem ser comparados nem de perto com o infinito.

No senso comum, o “infinito” é definido como a negação do finito: o que não é limitado, o que não termina. Para os matemáticos, há uma alternativa mais direta: um conjunto é infinito quando sobra espaço dentro dele mesmo.

O símbolo do infinito, também conhecido como Oito Deitado, representa o conceito do que seria a eternidade, como algo que não tem um começo nem fim. O atual símbolo utilizado como se referir ao infinito – Oito Deitado – recebe este nome por ter a forma do número oito na posição horizontal.

Como não dá para medir (nem pesar) o Universo inteiro, os astrônomos calcularam a densidade de partes conhecidas e a assumiram como representação de todo o espaço. Como os valores alcançados eram até cinco vezes menores do que o tal 0,00188 g/cm3, a conclusão inicial é de que o Cosmos é infinito.

Obviamente, não existe nenhum tal número e então não podemos achar um resultado numérico para 1/ 0. Dizemos que a divisão 1 / 0 é indefinida; ou seja: é impossível escolher ( definir ) um número que possa ser atribuído como valor de 1/0.

O maior de todos os números, para uma criança, pode ser 100, 1000 ou 10.000.000.000.000. Mas, se nos perguntarmos seriamente sobre o maior número natural, não será difícil perceber que ele não existe.

até o infinito é de alguma forma igual a -1/12. A soma de todos os números naturais, de um até infinito, não é um número ridiculamente grande como seria de esperar – é apenas -1/12. Sim, a soma de todos os números de um a infinito é uma fração negativa.

zero, mil, milhão, bilhão, trilhão, quadrilhão, quintilhão (quinquilhão), sextilhão, septilhão, octilhão, nonalhão, decilhão, undecilhão, dodecilhão, tredecilhão, quatrodecilhão, quindecilhão, sedecilhão, septendecilhão, octencilhão, nonencilhão, vigintilhão, trintetilhão, quntetilhão, sextetilhão, nonentilhão...

O símbolo de infinito
é por vezes chamado de lemniscata, do latim lemniscus.

O Infinito na cosmologia ainda faz parte de Teorias não comprovadas experimentalmente por completo. A Teoria Geral da Relatividade de Einstein sugere: - uma expansão do Universo, iniciada num momento passado Finito quando a densidade era Infinita (Big Bang). - a densidade seria Infinita no centro de um buraco negro.

"Infinito" significa "não tem fim". Sendo assim, e considerando que a palavra indica algo sem fim ou sem limite, não é possível se responder a essa pergunta adequadamente. O infinito é um continuum sem fim, portanto não existe nada além do infinito a não ser o próprio elemento que o compõe.

Céu refere-se também ao espaço de dimensões não diretamente comensuráveis via sentidos - e por tal suposto em senso comum infinito - onde encontram-se ou movem-se os demais astros e estrelas do Universo.

Os cosmologistas não têm certeza se o universo é infinitamente grande, ou apenas extremamente grande. Para medir seu tamanho, eles observam sua curvatura. "Se o universo é perfeitamente plano geometricamente, então ele pode ser infinito.

Infinito é aquilo que não terá fim, mas teve um começo. Já o eterno é aquilo que não teve começo nem terá fim. Só Deus é eterno. O espírito humano é infinito, porque foi criado por Deus (teve um começo), mas, sendo imortal, nunca terá fim.

Paz e amor, ou amizade - utilizado em todo o mundo por grupos pacifistas e de contracultura; popularizado no movimento pacifista americano da década de 1960.

Oito deitado é o símbolo que representa o infinito, a eternidade e o potencial divino. Este símbolo é formado por uma curva geométrica em formato do número oito na horizontal.

coração

O coração é um símbolo do amor que é mundialmente conhecido.

De acordo com o modelo científico vigente, conhecido como Big Bang, o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada Era de Planck.