Onde é a dor da escoliose?

Perguntado por: emelo3 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Em muitos casos, os pacientes adultos sentem dor em outras áreas além das costas, como pés, joelhos, quadris, pernas, pescoço e dores de cabeça; esses efeitos são sentidos por causa do desalinhamento da coluna vertebral na parte inferior do corpo.

A escoliose grave pode causar dificuldades na respiração e deformação das costelas ao redor dos pulmões.

A escoliose pode ser congênita, causada pela má formação das cartilagens de crescimento das vértebras ou pela fusão das costelas (arcos costais) durante a gestação ou nos recém-nascidos. Pode também ser causada por distúrbios neuromusculares, como as distrofias musculares e a paralisia cerebral.

O que pode piorar a escoliose? A falta de tratamento adequado pode ser crucial para a piora da escoliose. Nesse sentido, o portador tem grandes chances de ter muita dor nas costas, no pescoço, na lombar e comprometimento do nervo ciático, provocando dores que vão para as pernas.

Escoliose deve ser monitorada em crianças e adolescentes durante a fase de estirão do crescimento, período em que há maior probabilidade de progressão das curvas.

De forma geral, as terapias clínicas para a escoliose têm como objetivo correção postural, fortalecimento da musculatura do tronco, adequação à deformidade e, em certos casos, manipulações. Hoje estão disponíveis diversas técnicas diferentes como as de Lyon, Barcelona, o método Schroth, dentre outras.

Tratamento para Escoliose

  • 1 – Aviãozinho. Mantenha-se em pé. Em seguida, flexione o tronco para frente, com os braços abertos na direção dos ombros e uma perna elevada para trás. ...
  • 2 – Prancha Lateral. Exercício excelente de fortalecimento do abdômen. ...
  • 3 – Perdigueiro. Exercício que trabalha a coordenação e a musculatura.

4- Exercício para escoliose: Alongamentos
Além disso, é sempre importante realizar alongamentos, que podem ser feitos deitados de costas, abraçando as pernas e esticando pernas e quadril. Os alongamentos são importantes porque auxiliam a relaxar a musculatura contraída, o que melhora o quadro de dor.

A escoliose, dependendo da gravidade, pode dar direito à aposentadoria, no caso de impossibilitar que a pessoa exerça as suas funções. Apenas lembrando que a escoliose é caracterizada por um curvamento lateral significativo, podendo inclusive provocar deformidades no tórax, pelve e vértebras.

“Quem tem escoliose de baixo grau, principalmente, e dependendo do tipo, pode ter uma vida normal, fazendo qualquer tipo de atividade. Praticamente não há contra indicação para prática de atividade física”, afirma o médico.

25 a 30 graus: grau médio, grau elevado exigindo fisioterapia, e uso do colete ortopédico ou Boston 3D, S4D, Rigo Cheaneau; 40-45 graus: grau elevado exigindo fisioterapia, e uso do colete ortopédico ou Boston 3D, S4D, Rigo Cheaneau; 40-45 a 50 graus: grau mais severo, com correção apenas por cirurgia.

O especialista em escoliose é o médico ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna.

Escoliose tem cura? Ainda não existe tratamento medicamento para a escoliose, mas algumas técnicas podem colaborar para o seu tratamento. O sucesso vai depender de diferentes fatores, inclusive, da gravidade da curvatura. Mas, normalmente, existe cura pra escoliose, sim.

Algumas tarefas que podem causar pressão no disco intervertebral são aspirar, varrer, e passar rodo. Nesses casos, a recomendação é optar por utensílios com cabos mais longos. Assim, você evita curvar e forçar a coluna. Fique sempre atrás da vassoura e procure não girar o corpo.

Os braços devem ser apoiados na cadeira e os cotovelos devem ficar em um ângulo reto (90 graus). Descanse os cotovelos e os braços em sua cadeira ou mesa, mantendo os ombros relaxados. Quando sentado em uma cadeira que rola e gira, não torça o quadril enquanto está sentado. Em vez disso, mova seu corpo em bloco.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

Nos casos mais leves não afeta a vida cotidiana, mas em casos severos a escoliose pode trazer grandes complicações na vida da pessoa, com dores intensas e limitação para atividades diárias. Essa doença é uma das grandes responsáveis pela má postura e desvios que ocasionam alterações em todo o corpo.

Mito. Muitas pessoas acreditam nessa informação, porém não é verdade. Carregar muito peso nas costas pode causar fadiga muscular, e alterações posturais. Mas não a escoliose de fato.

No caso da escoliose proveniente de doenças neuromusculares, a colocação do colete é indicada desde os primeiros sinais de escoliose. Inclusive, se tiver histórico na família, pode ser mais pronunciado e mais resistente ao tratamento.

A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente.

A escoliose também pode ser classificada pela severidade da curva. Uma curva de escoliose leve é definida como uma curva que mede entre 10 e 20 graus. Uma curva de escoliose moderada mede entre 20 e 40 graus. Uma curva de escoliose severa mede mais de 40 graus.