Onde é a dor no pâncreas?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

As causas mais comuns de pancreatite em adultos são o tabagismo (ato de fumar), a presença de cálculos biliares (fluidos digestivos que se tornam sólidos e formam pedras na vesícula biliar), consumo de bebidas alcoólicas, distúrbios genéticos do pâncreas e alguns medicamentos (como corticoides e antibióticos).

É o segundo maior órgão do corpo, sendo a maior glândula. Situa-se na cavidade abdominal imediatamente abaixo do diafragma e deslocado para o lado direito.

Os sintomas de pancreatite crônica incluem dor abdominal, náuseas, vômitos, perda de peso, diarreia e fezes gordurosas. No tratamento para pancreatite crônica pode ser necessário líquidos intravenosos, analgésicos, dieta hipogordurosa e suplementos enzimáticos.

Os principais exames de imagem que permitem visualizar tumores pancreáticos são ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia endoscópica, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica e laparoscopia.

- Tomografia computadorizada (TC): Produz imagens tridimensionais. A pessoa deita-se em uma mesa que desliza em uma máquina em forma de túnel. O exame pode mostrar a inflamação e também a extensão dos danos no pâncreas.

A colangiopancreatografia é um exame de imagem que avalia se existem anormalidades (bloqueio, estreitamento ou dilatação) nos ductos pancreáticos e biliares. Também mostram se o bloqueio no ducto é devido a um tumor no pâncreas.

Para proteger o pâncreas é necessário evitar alimentos processados, frituras, farinhas refinadas, açúcares e refrigerantes. Estes alimentos contam com altas doses de gordura saturada, que é prejudicial ao órgão.

Além do controle da dor, é preciso deixar o pâncreas em repouso, evitar alimentos gordurosos e adotar uma dieta à base de hidratos de carbono (como cereais, raízes, tubérculos e leguminosas). Analgésicos devem ser prescritos com cuidado.

Os remédios que o gastroenterologista pode indicar são analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou tramadol para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Nos casos de pancreatite crônica causada por doenças autoimunes, pode ser indicado o uso de corticóides.

Manter uma alimentação rica em carboidratos e proteínas e pobre em gorduras é importante para controlar os sintomas da pancreatite. Veja alguns destes alimentos. Mas isso somente seu médico vai saber orientar e prescrever.

Dores no abdômen e nas costas, indigestão, perda de peso e cansaço podem ser comuns e parecer inofensivos à primeira vista, mas em alguns casos podem indicar um problema grave: o câncer no pâncreas. Esses sintomas podem demorar a surgir, dificultar o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento.

“A partir do momento em que temos um exame de TC sugerindo câncer de pâncreas, fazemos um exame de sangue para um marcador de tumor chamado CA19-9, uma vez que 85 a 90 por cento das pessoas com câncer de pâncreas possuem altos valores”, afirma o Dr.

TRATAMENTO E COMPLICAÇÕES
É necessário tempo para que estas medidas façam efeito, pois até o pâncreas “desinflamar” podem ser necessários alguns dias ou até semanas.

O gastroenterologista é um médico que se especializou realizando treinamento no tratamento de distúrbios digestivos. Esses distúrbios incluem problemas de esôfago, estômago, intestinos, pâncreas, bexiga e fígado.

O que indica que meus pâncreas não está bem?

  • Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. ...
  • Febre. ...
  • Vômito. ...
  • Perda repentina de peso. ...
  • Cansaço e dores de cabeça. ...
  • Batimentos cardíacos acelerados.