Onde encontramos a lei de Deus como devemos respeitar a lei de Deus?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Devemos obedecer os mandamentos da lei do Senhor nosso Deus (Lc 9,22-25) A verdade é uma só: para viver o caminho da vida e não o caminho da morte, é preciso caminhar na obediência: aos mandamentos, às leis e aos decretos do Senhor, nosso Deus.

Em Doutrina e Convênios 82:8–10, aprendemos que os mandamentos nos ajudam a compreender a vontade de Deus e, quando obedecemos a eles, nossas ações se transformam em nossa salvação. De fato, quando obedecemos a Deus, Ele está “obrigado” a nos dar todas as bênçãos que prometeu (versículos 9–10).

A Lei é santa, justa e boa, mas não salva. O Evangelho é santo, justo e bom, e salva. A Lei nos mostra que somos pecadores e continua sempre nos acusando. O Evangelho mostra o mesmo, mas vai além e perdoa pelo arrependimento.

1 Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo: 2 O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as abodas de seu filho; 3 E enviou os seus servos para chamar os convidados para as bodas; e não quiseram vir.

Começo com o que Jesus ensinou sobre quais eram os dois grandes mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Conforme estabelece o art. 33 do referido diploma internacional, “Toda pessoa tem o dever de obedecer à Lei e aos demais mandamentos legítimos das autoridades do país onde se encontrar”. Esse dispositivo, ao mesmo tempo em que cria um dever fundamental, condiciona-o a uma reserva de legitimi- dade para sua aplicação.

A Bíblia diz em Mateus 5:19: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” A obediência é um dos resultados de amar a Deus.

Romanos 13. Paulo aconselha: Sujeitai-vos aos ministros de Deus; guardai os mandamentos; amai-vos uns aos outros; a retidão conduz à salvação. 1 Toda alma esteja asujeita às autoridades superiores; porque não há bautoridade csenão de Deus; e as autoridades que há são ordenadas por Deus.

Ser cidadão é, também, conhecer nossos direitos e cumprir nossos deveres. Para isso, as leis podem ajudar muito! Elas são as "regras do jogo" e existem para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados. Ao obedecer às leis, contribuímos para um mundo mais justo para todos.

Ele disse certa vez: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. –[...] Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus.

E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

3 Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.

Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

22 Diziam, pois, os judeus: Porventura, quererá matar-se a si mesmo, pois diz: Para onde eu vou não podeis vós ir?