Onde está escrito na Bíblia desperta o dom que há em ti?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

2 Timóteo 1:6 (Desperta o dom que há em ti) - Bíblia.

Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).

Precisamos levantar o dom que foi concebido do Espírito para não ficarmos na timidez. “Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade” (2Tm 1,6-7).

Deus além de nos dar os dons, nos deu o caminho para desenvolvermos as nossas qualidades. A real finalidade de um dom não é se vangloriar na própria virtude, mas glorificar a Deus. O orgulho e a arrogância justamente nos afastam de Deus e corrompem os nossos dons.

O termo “Desperta tu que dormes” pode ser aplicado às pessoas salvas, mas que estão vencidas por um sono espiritual. “Levanta-te dentre os mortos”, a expressão “mortos” aqui refere-se às almas que ainda não passaram pelo novo nascimento, que ainda estão mortas espiritualmente.

Digite o seu CPF ou o CNPJ da sua empresa no caixa em qualquer loja Dom Atacadista e economize. São muitas ofertas em nossas lojas, além de ofertas personalizadas criadas especialmente para você. Clientes Meu Dom ganham descontos incríveis que fazem a diferença no bolso.

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

2 Timóteo 1 Paulo fala do dom e poder de Deus que é recebido pela ordenação ao sacerdócio. Ele ensina que o “espírito de temor” (2 Timóteo 1:7) não vem de Deus e que não devemos envergonhar-nos de nosso testemunho de Jesus Cristo.

22 Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.

2 Timóteo 2.
Paulo usa a imagem de um bom soldado, um atleta vitorioso e um lavrador que trabalha arduamente para ilustrar a necessidade de suportar as dificuldades a fim de recebermos a glória eterna. Ele contrasta verdadeiros e falsos mestres a vasos para honra e para desonra.

As palavras de Paulo em 2 Coríntios 12:10 são impressionantes, refletindo uma maturidade espiritual que poucos alcançam: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte."

(2 Coríntios 9:6) A colheita será justa
6 Mas digo isto: O que semeia com moderação, também colherá com moderação; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. As palavras moderação e abundância afirmam um princípio que é verdadeiro como provérbio, baseado na experiência agrícola comum.

2 Coríntios 9:7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. Ao recomendar aos irmãos a participação nessa coleta, Paulo os recorda de uma verdade preciosa: Deus ama aqueles que ofertam com alegria.

1 Aquilo que foi objeto de doação; dádiva, donativo, presente. 2 fig Benefício, benesse ou dádiva concedida pela natureza; bem, bênção, graça: A chuva tem sido um dom para esses refugiados.

Dons espirituais são bênçãos ou habilidades que nos são dadas pelo poder do Espírito Santo. Os dons do Espírito são dados para abençoar e beneficiar aqueles que amam o Senhor e procuram guardar Seus mandamentos (ver Doutrina e Convênios 46:9).

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Ato ou efeito de despertar; espertamento. ETIMOLOGIA der de despertar+mento.

Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” Efésios 5.14.

Desperta, Senhor! Por que dormes? Levanta-te! Não nos rejeites para sempre!

Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

1 Coríntios 14. As pessoas devem desejar dons espirituais — Compara-se o dom de línguas com o de profecia — O dom da profecia é maior — Paulo diz: Todos podereis profetizar; procurai, com zelo, profetizar.