Onde está escrito na Bíblia há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, Lugar santo dos tabernáculos do Altíssimo. Deus está no meio dela, jamais será abalada; Deus a auxiliará ao romper da alva.

Dizer que Deus é o nosso refúgio e fortaleza significa afirmar que n'Ele encontramos toda força e proteção necessárias; independentemente das circunstâncias que possam nos afligir. O salmista diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia” (Salmo 46:1).

Em apocalipse 22:1-2 podemos ver que o rio principal em Éden flui do Trono de Deus e do Cordeiro e que a árvore da vida está na margem deste rio. Em seguida no livro de Gn 2:8-14 vemos este mesmo rio que sai em Éden para regar o jardim se dividindo em quatro rios; Pison, Giom, Hidequél e Eufrates.

O rio da vida A água é usada para simbolizar muitas coisas na Bíblia: purificação, nova vida ou cura.

É o convite a colocar-se “na pele do outro”, como expressão concreta de uma caridade verdadeira.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

McConkie definiu água viva como “as palavras da vida eterna, a mensagem da salvação, as verdades sobre Deus e Seu reino; as doutrinas do evangelho.” Ele continua, explicando: “Onde há profetas de Deus, aí haverão rios de água viva, fontes repletas de verdades eternas, mananciais jorrando a dádiva de vida que salva da ...

Salmos 46 Ouvir
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

O Salmo 121 nos orienta a seguir um outro caminho. Ele não é uma oração para pedir ajuda. Ele é um caminho que podemos fazer quando queremos elevar a nossa alma ao divino. Partimos do impulso de “elevar os olhos para os montes”, de elevar a nossa consciência, a nossa alma, ao mundo espiritual.

As nações ouviram a tua vergonha, e a terra está cheia do teu clamor; porque o valente tropeçou com o valente e ambos caíram juntos. A palavra que falou o SENHOR a Jeremias, o profeta, acerca da vinda de Nabucodonosor, rei de babilônia, para ferir a terra do Egito.

Em Jeremias 46, o Senhor Deus anuncia a destruição sobre o Egito, por meio das mãos de Nabucodonosor, assim como havia dito. Em contrapartida, Ele diz ao seu povo que não fique assustado, porque há restauração preparada para eles. Deus não trata seu povo como trata o ímpio, aqueles que não têm aliança com Ele.

Na cidade do nosso Deus, existe um rio que flui do trono do Cordeiro e as águas que jorram do trono enchem de alegria a cidade de Deus santificando as moradas do Altíssimo, porque a presença de Deus move-se no meio das águas trazendo vida.

9 Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá.

Um rio pode representar o seu fluxo de energia, o seu equilíbrio. Terapeuta de sonhos, explica que um rio no mundo espiritual pode representar a correnteza de emoções e sentimentos que estão acontecendo na sua vida.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva'” (João 7:37-38). Por “rios de água viva”, Jesus se referia ao Espírito que os crentes receberiam mais adiante. Quando o Espírito de Deus vem, nós recebemos nova vida.

Esta é a rotina do rio da vida, o nosso sangue. Sua função, entre outras coisas, é conduzir o oxigênio e nutrientes obtidos do alimento.

Salmo 32, o verso 11 diz assim: “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e exultai, todos vós que sois retos de coração”. Alegrar é uma ordem, regozijar é outra e exultar é outra, então, podemos perceber três degraus nesse versículo: “alegrai-vos, regozijai-vos e exultai”.