Onde está escrito na Bíblia Santo Santo santo é o Senhor dos exércitos?

Perguntado por: lnobrega . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Diziam em alta voz uns aos outros: “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória!”

Pense nas preocupações e apreensões que você teria se fosse chamado numa missão para ensinar um grupo de pessoas iníquas. Isaías 6 registra que no ano em que o rei Uzias morreu, Isaías teve uma visão na qual foi arrebatado até o trono de Deus.

No livro de Salmos também lemos que o Senhor dos Exércitos é o poderoso na guerra (Salmos 24:8,10). No Novo Testamento, esse título aparece em duas referências. Em Romanos 9:29, o apóstolo Paulo faz uma citação do profeta Isaías referindo-se a Deus como o Senhor dos Exércitos (Isaías 1:9).

1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

13 Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

22 O mais pequenino se tornará mil, o menor será uma nação poderosa. Eu sou o Senhor; na hora certa farei que isso aconteça depressa.

2 aSerafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o seu rosto, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. 3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua aglória.

Isaías 7–8 fala sobre um acontecimento histórico específico ocorrido no reino de Judá, mas a profecia não apenas se aplica à epoca, mas também prevê o nascimento de Jesus Cristo, que aconteceria setecentos anos depois.

O profeta denuncia o comportamento dos ricos e latifundiários, dos que vivem em grandes festas custeadas pelo trabalho dos pobres, dos que exploram o povo negando-lhe a justiça e dos que se fazem grandes e importantes vivendo em grandes banquetes (5:8-24).

Todo cristão deve ser conhecido pela prática de uma vida santa. Pois é isso que aprendemos com o nosso Pai. Em Isaías 4, o Senhor Deus revela ao profeta, que após o seu juízo sobre as mulheres de Israel, elas ficarão desesperados por causa de sua vergonha.

Isaías prometeu que Deus enviaria luz e alegria por meio do nascimento de uma criança que quebraria o “jugo da sua carga” (Isaías 9:4) e seria chamada “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (v. 6).

A grafia, ou palavra, Tsebayoth – Senhor dos Exércitos – é encontrada mais de 200 vezes na Bíblia. A palavra SENHOR quer dizer: “DONO”; portanto, Deus é o dono absoluto e eterno de todos os exércitos nos céus, na terra, e debaixo da terra; e a este NOME, todos os exércitos se curvam, se calam, e estremecem.

O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.) 29 Até isto procede do Senhor dos Exércitos; porque é maravilhoso em conselho e grande em obra. 4 E entregarei os egípcios nas mãos de um senhor cruel, e um rei rigoroso os dominará, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos.

Um dos hinos compostos pelos descendentes de Corá, o Salmo 46 enfatiza a confiança do povo de Israel na proteção divina.

12 Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês; pois esta é a Lei e os Profetas.

22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

24 Todo aquele, pois, que aescuta estas minhas palavras e as pratica, bassemelhá-lo-ei ao homem cprudente, que edificou a sua casa sobre a drocha; 25 E desceu a chuva, e correram os rios, e sopraram os ventos, e acombateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

34 E Pedro, abrindo a boca, disse: Reconheço, em verdade, que Deus não afaz acepção de pessoas; 35 Mas que é aceito por ele aquele que, em qualquer anação, o bteme e faz o que é cjusto.

12 Porque a apalavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e bpenetra até a divisão da calma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os dpensamentos e intenções do coração.