Onde estão localizados os ossos temporais?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O osso temporal localiza-se nas laterais e na base do crânio. Ele circunda e protege o canal auricular, o ouvido médio e o ouvido interno.

Trata-se do menor osso que contribui para a formação do osso temporal e apresenta forma quadrilátera. Forma parte da parede anterior, inferior e posterior do conduto auditivo externo e se articula com a escama e o petroso, formando através da apófise vaginal uma bainha para o processo estiloide.

No feto, o osso temporal pode ser dividido em três porções: escamosa (ocupa a parte anterior e superior do osso e é constituída de uma lâmina delgada irregularmente circular), petrosa (posterior e internamente a porção escamosa apresentando paredes resistentes, e que pode ser descrita como uma pirâmide cuja base forma ...

As fraturas do osso temporal podem ocorrer após trauma fechado agudo na cabeça e, algumas vezes, envolvem estruturas da orelha, causando perda auditiva, vertigem, distúrbios do equilíbrio ou paralisia facial. , ou de uma linha de fratura no meato acústico.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

O que é? A tomografia computadorizada da mastóide (ossos temporais ou ouvido interno) é o melhor exame para avaliação das estruturas do ouvido interno. São obtidas imagens de alta resolução, submiliméticas que podem ser reconstruidas em diferentes planos ortogonais a fim de obter o máximo de informações possíveis.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

A mandíbula articula-se com o osso temporal através da articulação temporomandibular (ATM). Os 4 músculos da mastigação produzem os movimentos da ATM para garantir a mastigação eficiente dos alimentos.

Músculo temporal: tem origem na fossa temporal e na fáscia temporal, e adquire o formato de leque, localizado na lateral craniana. Músculo pterigóideo medial: responsável pela ligação entre a mandíbula e a maxila, e aos ossos esfenoide e palatino.

mandíbula

A mandíbula é o único osso móvel do crânio.

O principal acidente anatômico encontrado é o forame magno.

A fossa temporal é uma depressão na região temporal, e um dos maiores marcos anatômicos do crânio. O osso temporal, o osso esfenoide, o osso parietal e o osso frontal contribuem para a sua parede côncava. Ela localiza-se superiormente à fossa infratemporal, que está localizada abaixo do arco zigomático.

O crânio humano consiste em cerca de 22 a 30 ossos individuais, que são em sua maioria conectados uns aos outros por articulações ossificadas, as chamadas suturas. Ele é subdividido nos ossos faciais (esqueleto facial) e na calota craniana (esqueleto cerebral).

Ossos da face: mandíbula

  • Ossos Nasais.
  • Conchas Nasais Inferiores.
  • Ossos Lacrimais.
  • Vômer.
  • Maxilas.
  • Palatinos.
  • Zigomáticos.
  • Mandíbula.

Os sinais clínicos do trauma de osso temporal incluem: fratura ao longo do teto do canal auditivo externo, ruptura de membrana timpânica com otorreia e otorragia, hemotímpano, fístula liquórica, perda auditiva, paralisia facial, sinal de Battle (hematoma na ponta da mastoide).

As fraturas do osso temporal são comuns após traumatismos craneanos, podendo lesar o mecanismo auditivo e vestibular, com comprometimento dos nervos craneanos particularmente o coclear, vestibular e facial.

Cada osso temporal tem uma forma complexa e é dividido em três partes principais: parte escamosa, parte timpânica e parte petrosa. O osso temporal possui esse nome pois é o primeiro local onde aparecem os cabelos grisalhos, sinal da passagem do tempo.

Occipital

Occipital: é componente importante para a formação da base do crânio. Possui uma abertura oval, denominada forame magno, onde se comunicará com o canal vertebral. Apresenta porção escamosa (lâmina curvada que se estende posterior ao forame occipital) e a basilar (anterior ao forame occipital e mais espessa).

Localização. Situa-se na região lateral e inferior do crânio, constituem as paredes laterais do crânio e na sua cavidade timpânica localizam-se os três ossos da orelha média. A saliência óssea atrás da orelha chama-se processo mastoide.

A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).