Onde fica a nossa galáxia?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

A Via Láctea fica na borda do superaglomerado Laniakea - um conjunto que tem 500 milhões de anos-luz de diâmetro e massa de 100 milhões de bilhões de sóis.

Nosso Sistema Solar não se encontra no centro da galáxia, mas em um dos seus braços; o centro, ou bojo galáctico, encontra-se na direção da constelação de Sagitário. Devido a essa localização, o buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia é chamado Sagittarius A*.

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda. É provavelmente a galáxia mais massiva do Grupo Local, com cerca de 1 trilhão de estrelas, enquanto a Via Láctea tem entre 200 e 400 bilhões.

CHAPADAS – As Chapadas Diamantina (BA), dos Guimarães (MT) e dos Veadeiros (GO) são destinos ideais para apreciar o céu em qualquer momento do dia e da noite.

Quantos Sistemas Solares existem na Via Láctea? Bem, existe apenas um Sistema Solar na nossa galáxia, pois apenas o nosso recebe esse nome oficialmente. Mas os astrônomos encontraram mais de 3.200 outras estrelas com planetas em suas órbitas na Via Láctea.

As galáxias são grandes estruturas formadas por inúmeros corpos celestes, como estrelas e planetas, além de poeira e gás cósmico. Esses elementos, por meio da ação da gravidade, permanecem em um mesmo agrupamento, formando, assim, grandes estruturas.

O universo tem aproximadamente 100 bilhões de galáxias. Vivemos na galáxia denominada de Via Láctea, onde está o sistema solar. Cometas: corpos celestes que possuem pouco massa e órbitas irregulares. O mais conhecido é o Cometa Halley.

A tecnologia requerida para a viagem entre galáxias está além da presente capacidade humana, e atualmente é objeto de especulação, hipótese e ficção científica. Entretanto, cientificamente falando, nada indica que a viagem intergaláctica seja impossível.

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

Observando em todas as direções é possível ver galáxias que podem estar tão perto como algumas centenas de milhares de anos luz até galáxias tão distantes que são necessários telescópios de grande porte para se fotografar e estudar.

Caraíva, Bahia
Dizem que Caraíva é a cidade com o céu mais estrelado do Brasil.

Deserto do Atacama

Deserto do Atacama, Chile
É por isso que tantas pessoas consideram o deserto do Atacama o lugar mais incrível da Terra para observar estrelas.

O céu do Rio é o mais bonito do mundo.
A pesquisa foi realizada em 2021 por Anya Hohnbaum, uma produtora de televisão escocesa de 28 anos.

BRASÍLIA -- Do Centro-Oeste ao Nordeste, nas faixas de clima semiúmido e semiárido, a observação astronômica é propícia para acontecer em especial no Planalto Central, onde a combinação da altitude com a baixa umidade do ar facilita a observação do céu noturno, o que é causa para a fama e a beleza do céu de Brasília.

Baixe aplicativos para localizar constelações
Portanto, saber para onde olhar é fundamental: existem aplicativos que permitem localizar as constelações apenas apontando o dispositivo para elas. Se você tem Android, baixe o Sky Map ou o SkEye. Se seu aparelho for iOS, o GoSkyWatch e o Star Chart são ótimas opções.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

R136a1

Em termos de massa, o recorde atual pertence à estrela R136a1. Descoberta recentemente pelos cientistas, ela possui uma extrema densidade e está localizada na Nebulosa de Tarântula.

out. 2021), a possível descoberta de um planeta fora da Via Láctea. Segundo a agência especial norte-americana, o “candidato” a exoplaneta tem o tamanho aproximado de Saturno —9 vezes maior do que a Terra— e orbita um astro na galáxia M51 (Messier 51), a cerca de 28 milhões de anos-luz do nosso planeta.

Nas inúmeras galáxias, há milhares de estrelas azuladas e alaranjadas, enquanto nuvens de hidrogênio são de um vermelho profundo. Isso sem falar nas cores invisíveis ao olho humano - como é o caso dos flashes de raios X e raios gama, das explosões de rádio e do brilho da radiação cósmica de fundo.