Onde fica Baruc na Bíblia?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Baruc (significa abençoado) não é propriamente profeta, mas está incluído nos Livros Proféticos. O livro é atribuído a Baruc, escrivão-secretário de Jeremias, mas não é dele. É um livro pseudônimo, isto é, o autor atribui a obra a alguma personagem ilustre, para valorizá-la.

2, 2005, acessado em 13 de Abril de 2008). 2 Quando utilizamos a expressão apócrifo, é porque o texto do Apocalipse de Baruch não pertence nem ao cânon do cristianismo católico romano nem ao cânon protestante evangélico.

Baruque: Significa “bem-aventurado”, “próspero”, “afortunado”, “feliz”. Baruque é um bonito nome masculino de origem hebraica que significa “bem-aventurado”. Além de constar na lista de nomes hebraicos, também é categorizado como um nome bíblico. Ele consta na Escritura Sagrada como o secretário do profeta Jeremias.

A reposta de Deus a Baruque, deixa claro que naquela situação, de morte, dor e angústia, sua maior recompensa era a vida. É muito importante saber distinguir os momentos da vida. Precisamos ser coerentes. Em um ambiente de calamidade e dor, Baruque queria privilégios.

Jeremias 35 fala de um grupo de pessoas chamados recabitas. Eles viviam fora das cidades, em tendas, e nunca se fixavam num lugar. Os recabitas seguiam certas tradições estabelecidas pelo líder de seu grupo. Essas tradições não faziam parte de sua religião, mas eles seguiam as regras e tradições muito fielmente.

A obra tem por objetivo mostrar como era a vida religiosa daquele povo, seus cultos e tem o mérito de conservar o sentimento religioso dos israelitas dispersos pelo mundo todo após a ruína de Jerusalém e a perda de quase todas as suas instituições.

Ele foi aprisionado em Jerusalém (ver Jeremias 37:15; 1 Néfi 7:14), e “após a queda de Jerusalém (cerca de 586 a.C.), os Judeus que fugiram para o Egito levaram consigo Jeremias (Jeremias 43:5–6) onde, diz a tradição, foi morto apedrejado” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”; scriptures.LDS.org).

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Durante o Concílio de Trento, a Igreja Católica, pôs os livros apócrifos com o mesmo nível de igualdade que os outros livros inspirados da Bíblia (Escrituras) e todas as pessoas que não aceitassem os apócrifos, como sendo livros importantes, seriam amaldiçoados pela igreja.

Apesar de não estarem na Bíblia Hebraica, tanto o livro de Tobias quanto os outros livros deuterocanônicos sempre fizeram parte da literatura hebraica, sendo eles estudados nas sinagogas, tendo um estimado valor dentro do judaísmo e para a história de Israel até os nossos dias.

Bendito o que vem em nome do Senhor!

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.

1 Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; e se tirares as tuas abominações de diante de mim, não andarás mais vagueando, 2 E jurarás: Vive o Senhor na averdade, no bjuízo, e na cjustiça; e nele se bendirão as nações, e nele se gloriarão.

Em Jeremias 46, o Senhor Deus anuncia a destruição sobre o Egito, por meio das mãos de Nabucodonosor, assim como havia dito.

Em Jeremias 43, os líderes de Judá que haviam consultado ao Senhor, decidem abertamente desobedecê-lo. Isso faz com que o Senhor tome uma atitude enérgica contra eles. Ele faz isto frustrando os planos que eles haviam traçado para o Egito. Deus está no controle de todas as coisas.

Jeremias 21–38.
Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.

Jeremias 33.1 – 9: Clama a mim!
1 ainda estava preso no pátio da guarda quando o Senhor lhe dirigiu a palavra pela segunda vez: 2 Assim diz o Senhor que fez a terra, o Senhor que a formou e a firmou; seu nome é Senhor: 3 Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.