Onde fica o maxilar no rosto?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

O maxilar se trata de uma composição esquelética localizada na área frontal do crânio, fazendo parte da sustentação da arcada tanto superior quanto a inferior. Além disso, o maxilar compõe uma parte do palato, que se trata da placa óssea que fica no céu da boca, a órbita ocular e a cavidade nasal.

Em boa parte dos casos, as dores e desconfortos no maxilar estão ligados ao desgaste da articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula aos ossos temporais do crânio. O problema pode ser leve e de fácil resolução, mas, em alguns casos, pode indicar algo mais grave.

A maxila é uma estrutura vital do viscerocrânio. Está envolvida na formação da órbita, nariz e palato, sustenta os dentes superiores e desempenha um papel importante na mastigação e na comunicação.

A dor e inflamação no maxilar proveniente das disfunções temporomandibulares provocam um grande desconforto no rosto especificamente na região da maxila e da mandíbula.

A estrutura responsável pela abertura da boca divide-se em duas partes: a maxila (maxilar superior) e a mandíbula (maxilar inferior). Esses ossos vitais trabalham em sincronia para ajudar você a comer, falar e fazer expressões faciais. A mandíbula é o único osso móvel do crânio.

vertigens; – barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca; – desgaste dental excessivo; – sensação de travar a mandíbula.

A dor é acompanhada por uma sensação de sufocamento, que se irradia do tórax para a região do pescoço, podendo afetar também o lado interno do braço esquerdo, ambos os lados da mandíbula e até o maxilar.

Sentir dor no maxilar perto do ouvido pode ser associado ao que chamamos de distúrbios da articulação temporomandibular (DTM).

Para dor articular recomenda-se anti-inflamatório Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas. e para dores de origem muscular e articular o Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas é o medicamento de escolha.

Doença periodontal
A causa comum dessa inflamação é causada por bactérias que podem atingir a articulação temporomandibular e dessa forma causar dores no maxilar do paciente.

Na verdade, as duas arcadas são chamadas de maxilares, porém, a maxila é o maxiliar superior e a mandíbula é o maxiliar inferior. Então, quando sentimos dores, esse incômodo está ligado diretamente à mandíbula.

Cáries, nascimento dos sisos e até inflamações na gengiva podem causar dores na área do maxilar. Quando ela parecer estar no interior da boca, é importante procurar rapidamente a ajuda de um dentista. O bruxismo e desalinhamento são problemas que também devem ser tratados com o odontologista.

Os nomes dos dentes em cada arcada são intuitivos - os dezesseis dentes superiores, que se fixam à maxila, são chamados de 'dentes da arcada superior' ou 'dentes maxilares', enquanto os da metade inferior são chamados de 'dentes da arcada inferior', ou 'dentes mandibulares'.

cirurgião Bucomaxilofacial

Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.

* Massageie: localize a articulação que junta o crânio e a mandíbula utilizando os dedos indicador e médio. Faça uma leve pressão no local e realize círculos em sentido horário, enquanto abre e fecha a boca suavemente. * Compressas: aplique uma compressa quente na região mandibular por 15 minutos em cada lado.

Ela pode ser aguda — ou seja, passageira — ou crônica — quando dura mais que algumas semanas ou meses. Nos casos agudos, a dor pode ser causada por traumas (machucados) ou até mesmo esforço repetitivo, como o ato de mascar muitos chicletes.

Uma mandíbula fraturada geralmente causa dor e inchaço do maxilar e a pessoa sente frequentemente que os dentes não se encaixam entre si de modo normal. Muitas vezes, não se consegue abrir muito a boca, pois pode deslocar-se para um lado quando se fecha ou abre. ) ou causar uma lesão cerebral .

A pessoa não consegue fechar a boca e a mandíbula pode ficar torcida para um dos lados. O deslocamento da mandíbula é causado ocasionalmente por uma lesão, mas normalmente é causado pela abertura excessiva da boca (por exemplo, ao bocejar, morder um sanduíche grande, vomitar ou durante um procedimento dentário).

Segundo ela, a origem pode ser por conta de problemas periodontais, dentárias ou ainda no coração. “Pode-se até mesmo sentir dor na mandíbula quando se tem um infarto do miocárdio (uma das manifestações é dor em mandíbula esquerda)”, comenta.

Continuar lendo O que é o maxilar?