Onde fica o patrimônio material?

Perguntado por: ealegria4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Patrimônio material é o conjunto de bens físicos que compõem o patrimônio histórico-cultural. Trata-se do conjunto de obras, estruturas, espaços e elementos concretos cujo valor histórico, cultural e social faz da preservação deles um interesse do país.

O patrimônio cultural material é formado pelo conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

O patrimônio material é todo aquele de bens tangíveis, como os prédios, coleções de arte, monumentos que fazem parte do patrimônio material ligado à cultura de um local. Por outro lado, o patrimônio imaterial é tudo aquilo ligado às tradições, cultura, costumes e práticas da região.

Patrimônio cultural histórico são os bens que possuem importância na trajetória de uma cultura ou de um país. Podem ser ruínas, edifícios e monumentos. No Brasil encontramos exemplos espalhados por todo o território.

São exemplos de patrimônio material no Brasil, o Centro Histórico de Diamantina (Minas Gerais), o Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí), as Ruínas de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul) e o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas do Campo (Minas Gerais).

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas. Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.

A arquiteta e urbanista cita algumas ações que podem ajudar nesse sentido: facilitar e promover eventos, como feiras livres, esportes e atividades culturais são uma forma de estimular a diversidade e vitalidade nas áreas históricas.

Quando se trata de algo concreto, como prédios e artefatos, caracteriza-se como patrimônio material. No entanto, referindo-se a um hábito, ritual ou modo de vida, é um patrimônio imaterial.

A palavra patrimônio vem do latim 'pater', que significa pai. É um conceito atrelado à noção daquilo que é passado como herança entre as gerações.

O patrimônio histórico-cultural significa tudo aquilo que é produzido pela cultura de uma sociedade, tanto material quanto imaterialmente. Ele precisa ser preservado devido à sua grande importância científica e cultural, pois representa a riqueza cultural de um povo tanto para a comunidade quanto para a humanidade.

Trabalhando com esses conceitos e visando facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de cada grupo: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.

A proposta foi acolhida por unanimidade e encaminhada para estudos do Iphan. A Festa de São João e todas as suas manifestações representam importante marca cultural de nossa gente - e merecem ser consagradas com esta chancela: o registro como Patrimônio Imaterial do Brasil.

A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, recebeu, em 1980, o título de patrimônio mundial por seu centro histórico. O prêmio foi o primeiro dos 13 Patrimônios Culturais da Humanidade que ficam no Brasil, com o objetivo de preservar a cultura brasileira.