Onde fica o vértice?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

Em geometria, um vértice é um ponto em que duas ou mais curvas, retas ou arestas se encontram. Como consequência dessa definição, o ponto em que duas retas se encontram para formar um ângulo e os cantos dos polígonos e dos poliedros são vértices.

Explique rapidamente que um vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, uma aresta é um segmento de reta onde duas faces se encontram e que face é cada um dos lados do sólido.

Vértice: corresponde ao ponto de encontro dos segmentos que formam o polígono. Lado: corresponde a cada segmentos de reta que une vértices consecutivos.

O cubo ou hexaedro é uma figura da geometria espacial, caracterizado como um poliedro regular – pois suas faces formam polígonos regulares e congruentes. Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.

Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces, destas, duas são as bases e as demais são retangulares.

Um ângulo é o conjunto de pontos formados por duas semirretas (lados do ângulo) que possuem o mesmo ponto de partida (vértice do ângulo).

Como os quadrados são figuras fechadas, na geometria são chamados de polígonos e classificados como quadriláteros, figuras com quatro lados. Todo quadrado possui quatro arestas (lados), quatro vértices (pontos de encontro dos lados) e quatro ângulos internos de 90º.

Esse processo ocorre nas arestas que formam as faces dessa figura geométrica. Por isso as arestas opostas são congruentes e duas delas também são paralelas. Vértices são os pontos de encontro das arestas. O paralelepípedo tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces.

O retângulo possui quatro lados, quatro vértices, quatro ângulos internos, e é possível traçar duas diagonais.

Polígonos são figuras planas e fechadas, ou seja, limitadas por segmentos de retas. Os polígonos têm como elementos: lados, vértices, ângulos e diagonais.

Cilindro: é um corpo redondo que possui duas bases formadas por círculos. Por ser um corpo redondo, não possui vértices nem arestas.

Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices. Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta.

Um triângulo é formado por três segmentos de reta. Esses três segmentos interceptam-se dois a dois em um único ponto. A este ponto dá-se o nome de vértice. Como o triângulo é a interseção de três segmentos de reta, ele tem três vértices que são nomeados com letras maiúsculas (A, B, C, D, ...,Z).

Usando isso, podemos determinar que um cilindro tem 3 faces, 3 arestas e 2 vértices.

Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.

Polígonos - como triângulos, quadrados e retângulos - não são os únicos corpos geométricos com arestas e vértices. Os poliedros - pirâmides, cubos e paralelepípedos, entre outros - também têm esses elementos.

O tetraedro regular é um sólido platônico representante do elemento fogo, figura geométrica espacial formada por quatro triângulos equiláteros (triângulos que possuem lados com medidas iguais); possui 4 vértices , 4 faces e 6 arestas.

Toda função do segundo grau pode possuir a concavidade voltada para cima, e consequentemente um ponto de mínimo, ou a concavidade voltada para baixo, e consequentemente um ponto de máximo. Esse ponto de mínimo (ou de máximo) é chamado de vértice da parábola.