Onde foi gravada a novela Pedra sobre pedra?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

As gravações fora da cidade cenográfica aconteceram nos municípios fluminenses de Volta Redonda, Valença e Vassouras e o Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. Fora deste estado, a produção gravou na cidade baiana de Lençóis, onde a equipe teve de escalar despenhadeiros com equipamento às costas.

Úrsula (Andréa Beltrão) anuncia para a família que vai morar com Diamantino. Pilar está dizendo aMarina (Adriana Esteves) e Leonardo (Maurício Mattar) que aprova o casamento deles quando Murilo chega. Murilo diz a Leonardo, Marina, Hilda e Pilar que não aceita o casamento do filho. Hilda se despede da família.

No penúltimo capítulo, o público descobre que a beata Gioconda Pontes (Eloísa Mafalda) foi quem matou Jorge Tadeu. A motivação para o crime foi porque ele mantinha um caso com sua única filha, Úrsula.

Afinal, Canta Pedra realmente existe? Na verdade, trata-se de uma cidade fictícia, inspirada em pequenas localidades de Pernambuco e Alagoas.

Na verdade, o pai da filha de Elaine - que morre durante o parto e deixa a filha nas mãos de Pilar - é Cândido Alegria, defendido na primeira fase por Francisco Farinelli, e depois por Armando Bógus. Grande vilão da trama, Cândido tinha verdadeira fixação pelo poder e por Pilar.

Desejando vingança, Pilar se casa com Jerônimo, inimigo de Murilo, enquanto este se casa com Hilda, uma jovem que sempre o amara. Dessa união nasce Leonardo, e Murilo vai seguir carreira política em Brasília, enquanto Pilar tem uma filha, Marina, e fica viúva.

Depois da explosão, Cândido se transforma numa estátua de pedra. Eliane conta a Yago que restou apenas o hotel para ela. Derrotado na luta e poupado por Carlão, Yago se mata, Tibor (Eduardo Moscovis) assume como barô.

Trama Principal
A trama de Pedra sobre Pedra se passa na fictícia cidade de Resplendor, na Chapada Diamantina, sertão da Bahia. Murilo Pontes (Lima Duarte) e Jerônimo Batista (Felipe Camargo, na primeira fase) pertencem a famílias rivais e são apaixonados pela mesma mulher, Pilar (Renata Sorrah).

Em 1992, Osmar Prado deu vida ao Sergio Cabeleira, um misterioso personagem de “Pedra Sobre Pedra” que tinha verdadeiro fascínio pela lua cheia. Pressentindo que algo de ruim poderia acontecer com ele, na noite em que ela nascia, Cabeleira permanecia amarrado.

Carlão morre e Quirina (Miriam Pires) diz que a culpa é de Vida. Vida declara o seu amor por Carlão e o beija. Pilar (Renata Sorrah) pede a Marina (Adriana Esteves) que leve a bisavó para casa.

Jorge Tadeu

SUZANA FROTA (Isadora Ribeiro) — Fogosa, não tem mais o “amparo sexual” do marido, velho fazendeiro entrevado depois de um derrame cerebral e acaba se envolvendo com o fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.). É amiga de Ximena (Nívea Maria).

No dia 19 de outubro de 2012, chegava ao fim uma das novelas de maior sucesso da Globo: Avenida Brasil. A trama de João Emanuel Carneiro apresentava ao público o tão aguardado desfecho do embate de Nina (Débora Falabella) e a vilã Carminha (Adriana Esteves).

antúrio

Popularmente conhecido como “Flor de Jorge Tadeu”, em 1992, por causa do personagem de Fábio Jr. na novela “Pedra sobre pedra”, o antúrio pode ser encontrado nas cores vermelha, rosa, branca, chocolate e preta. É uma planta tóxica, que dura de dois a cinco meses, chegando a alcançar 1,5m de altura.

No último capítulo, os autores Gilberto Braga, Alcides Nogueira e Sérgio Marques revelam que o assassinato de Henrique Sobral foi cometido por um personagem que ninguém esperava que fosse revelado como criminoso: Bárbara Ventura (Denise Del Vecchio), a esposa de Higino.

Onde foi gravada 'Mar do Sertão'?
Antes mesmo da estreia da nova novela, muitas pessoas passaram a comentar sobre o local que serviu como um belo cenário para a trama. Para as gravações, os atores tiveram que estar presentes no Vale do Catimbau, localizado em Buíque, no Sertão de Pernambuco.