Onde levar o Descarpack?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta. O importante é lembrar que o resíduo deve estar conforme com a caixa coletora.

Resíduos Infectados com Coronavírus.
Com a pandemia causada pelo COVID-19 os resíduos contaminados ou com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus devem ser colocados em sacos resistentes e descartáveis devidamente fechados. E devem ser depositados em contentores de resíduos.

O Perfuro-Cortante deve ficar na altura aonde os olhos dos funcionarios vejam. Eu sempre avalio a Altura dos colaboradores (a menor tem 1,54cm e a maior tem 1,79cm) então deixei baseado na altura da menor colaboradora, pensando que os outros não teriam o problema por ficar menor aos outros. Espero ter ajudado.

O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino.

Assim, toda empresa que trabalha com bisturis, lâminas de barbear, agulhas ou vidros quebrados devem realizar adequadamente a coleta de material perfurocortante; caso contrário, estão sujeitas à sanção, visto que a lei determina que a coleta de material perfurocortante é de responsabilidade da empresa que o utiliza.

Adicionalmente, existem recipientes próprios para o descarte de seringas e agulhas — perfuro cortantes em geral — chamados DESCARPACK. Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.

É considerado perfurocortante qualquer objeto que contenha cantos, bordas, pontas ou protuberâncias rígidas que sejam capazes de cortar ou causar perfurações. Itens comumente usados em casa também podem ser perfurocortantes.

Desenvolvido para descartar materiais que cortam ou perfuram, provenientes das ações de atenção a Saúde, gerados em hospitais, laboratórios, consultórios médicos, odontológicos e veterinários, com carga potencialmente infectante.

Utilize lixeiras de armazenamento de resíduos com tampa. Acondicione as amostras biológicas, carcaças de animais, peças anatômicas em freezer caso a coleta externa demore 24 horas ou mais para evitar a decomposição. No mínimo uma vez por mês realize a descontaminação e limpeza das lixeiras.

Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.

Misturas de químicos e biológicos: se produto químico não perigoso, como soluções aquosas de sais inorgânicos de metais alcalinos e alcali- nos terrosos (NaCl, KCl, CaCl2 ,MgCl2, Na2SO4, MgSO4 e tam- pões PO42-), descartar como resíduo infectante.

Transportar as caixas coletoras de perfurocortantes segurando- as pela alça e mantendo-as afastadas do corpo. Não reencapar agulhas e nem soltá-las da seringa para o descarte.

A NR-32 reforça ainda as recomendações já antes conhecidas como “precauções padrão”, como a proibição do reencape e desconexão manual de agulhas utilizadas, bem como a determinação de que os trabalhadores que utilizarem materiais perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo descarte.

Sendo assim, fica claro que a montagem das caixas de perfuro cortante não é atividade privativa da enfermagem. Esta atividade pode ser desempenhada por outros profissionais que tenham sido treinados e capacitados para este fim.

As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam respectivamente as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes.

Não existe justificativa para a troca do coletor de PC (perfurocortante) antes do enchimento, quando este é usado corretamente. por semana ou a cada 15 dias seria uma forma de viabilizar uma coleta adequada e assim, melhor garantir as condições de segurança.

R$ 43,75 (quarenta e três reais e setenta e cinco centavos) por 1 (uma) remoção semanal (para UTS's que gerem até 120 litros por semana).